publicidade

publicidade
  • Home
  • Notícias
  • Lançamento
  • Reportagem
  • Opinião
  • Prêmio Carpress
  • Caminhões e ônibus
publicidade

28/12/2020 - 07h00
OPINIÃO > ELA E OS CARROS

Volvo XC40 híbrido economiza combustível, mas não aceleração

Com pegada esportiva, modelo faz até 24,5 km/l de gasolina na cidade
Paula Gama
Colunista do Carpress
Divulgação O Volvo XC40 híbrido, que testamos na versão R-Design (R$ 264.950) O Volvo XC40 híbrido, que testamos na versão R-Design (R$ 264.950)

O Volvo XC40 foi o vencedor da categoria de SUV Premium do Prêmio UOL Carros, do qual sou jurada. Na premiação, o modelo, que ganhou uma versão híbrida plug-in neste ano, desbancou Audi Q3 e Mercedes-Benz GLB. E ele tem, sim, muitos predicados. O principal deles é um desempenho de carro esportivo com um consumo impressionante de 24,5 km/l na cidade. Confira a avaliação completa.

Testamos a versão R-Design (R$ 264.950), que tem dois motores: um 1.5 turbo de 180 cv de potência e outro elétrico de 82 cv. Juntos, rendem 262 cv de potência e 43,3 kgfm de torque (força). Para ter uma ideia, picapes médias têm torque a partir de 48 kgfm. Isso significa que o XC40 tem muito fôlego, não à toa vai de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. E esse não é um carro leve, pesa 1.871 kg. A transmissão é automática de dupla embreagem.

Com esses números, a versão híbrida desse Volvo tem um desempenho bem esportivo com um consumo dos sonhos, de 24,5 km/l na cidade e 22,3 km/l na estrada. Isso acontece porque a cada freada que o carro dá, a bateria é regenerada, economizando combustível. Também é possível carregá-la na tomada comum, o que demora 9 horas, ou na estação de carregamento rápido, disponível em concessionárias, shoppings centers e alguns supermercados. Nesse caso, a carga total demora 3 horas. Uma carga completa dá ao veículo uma autonomia de até 47 quilômetros para rodar em modo elétrico sem gastar nem um litro de combustível.

Mais tecnologia

O menor SUV da Volvo tem bastante tecnologia. Além da propulsão, tem itens de direção semiautônoma, como detector de pedestres, alerta de tráfego cruzado (que avisa que há um carro em sua direção ao sair de ré), farol alto automático, controlador de velocidade adaptativo, entre outros. Também chama a atenção o sistema de som Harman Kardon, que tem 13 alto-falantes.

A central multimídia é um capítulo à parte. É uma tela de 9 polegadas vertical que lembra um tablet. Ela dá acesso ao Volvo On Call, serviço de concierge semelhante ao On Star da Chevrolet. Também é possível ligar e desligar o carro, abrir os vidros, entre outros recursos, à distância, por um aplicativo no smartphone.

Acabamento

Apesar de ter até couro Alcantara no centro dos bancos e encaixes precisos, o material da lateral das portas poderia ser mais agradável. É um carpete que não combina com o padrão do modelo. Outro ponto negativo é que o carro tem garantia de apenas dois anos, e as baterias, de cinco anos.

Quem fizer um test-drive também vai reparar que o espaço no banco traseiro é um pouco limitado e o passageiro que viaja no meio tem de suspender as pernas por causa do tubo central elevado.  Mas, enfim, é “apenas” o SUV de entrada da marca sueca. A versão mais em conta do XC40 , que não é híbrida, custa R$ 209.950.

Paula Gama é jornalista especializada no mercado automotivo há cinco anos, Nesse período já testou mais de cem modelos de veículos no Brasil e no exterior. É apaixonada por história e tem como hobby visitar museus que contam a trajetória automotiva pelo mundo.

Notícias relacionadas

Começando a pensar em viajar? Veja que carros alugar no Exterior

Foram meses a fio sem cogitar uma viagem para o exterior, mas com a vacina a caminho, muitos brasileiros já começam a planejar as tão sonhadas férias. Apesar de sete dos 10 destinos internacionais mais buscados ainda estarem com fronteiras fechadas para turistas brasileiros, segundo uma pesquisa da agência de viagens Decolar, as buscas por passagens voltaram a crescer. Se você faz parte do grupo que gosta de se planejar com antecedência, aqui vão algumas dicas de carros para alugar de acordo com o local visitado. 

Troca-troca: confira os carros que saem e os que chegam

O crescimento do mercado de SUVs é um fenômeno mundial e no Brasil não é diferente. Olhando a lista dos carros que saíram da linha 2021 e dos que vão chegar até o fim do ano fica fácil concluir que a maior parte dos fabricantes tem um objetivo em comum: dar aos clientes brasileiros cada vez mais opções de utilitários esportivos.

Metamorfose: Versa passa de “bom custo-benefício” para carro-desejo

“R$ 80 mil em um sedã de entrada?”. Essa é uma pergunta inevitável toda vez que um novo sedã compacto é lançado. Foi assim com Onix Plus e HB20 S em 2019, e agora está sendo com a nova versão do Versa.

Fiat Strada é o destaque do ano do Prêmio UOL Carros; você concorda?

O resultado do Prêmio UOL Carros, do qual esta colunista é jurada, foi divulgado nesta terça-feira (15) e já levantou algumas polêmicas.

Os pontos altos e os baixos que rondam o novo Honda WR-V

Lançado em 2017 e logo apelidado de “Fit aventureiro”, o Honda WR-V passou por sua primeira atualização neste ano. Com as novidades da linha 2021, o utilitário esportivo de entrada, como o fabricante gosta de chamar, afastou sua imagem do monovolume, mas ainda há espaços para discussões. Testei a versão top de linha (EXL) e conto as principais mudanças.

Palavras-chave:
  • ela e os carros
voltar ao topo
publicidade

Últimas Notícias

  • Começando a pensar em viajar? Veja que carros alugar no Exterior
  • Jetta GLI tem preço salgado, mas é um doce prazer de dirigir
  • Troca-troca: confira os carros que saem e os que chegam
  • Ford anuncia fim da produção de veículos no Brasil
  • Caoa Chery lança versão RXS de seu sedã Arrizo 5 por R$ 84.390
  • Volvo XC40 híbrido economiza combustível, mas não aceleração
  • Confira dez dicas para que o carro não estrague o seu final de ano
  • Renault é 1ª montadora a lançar agendamento pelo WhatsApp
  • Indício de fim de linha, Volkswagen up! chega na versão única Xtreme
  • Uma década atrás, Ford prometia SUV derivado da Ranger
  • Série especial do Audi Q3 chega em janeiro por R$ 255.990
  • Ford cria traje com refletores para promover segurança de ciclistas
  • Andamos no Atron 1635, um dos 12 últimos 'bicudos' da Mercedes-Benz
  • Metamorfose: Versa passa de “bom custo-benefício” para carro-desejo
  • Volkswagen Taos é apresentado pela primeira vez no Brasil
Mais notícias
publicidade
publicidade

Mais Lidas

  • Jetta GLI tem preço salgado, mas é um doce prazer de dirigir
  • Troca-troca: confira os carros que saem e os que chegam
  • Ford anuncia fim da produção de veículos no Brasil
  • Começando a pensar em viajar? Veja que carros alugar no Exterior
Leia mais
publicidade
  • Home
  • Canais
  • Notícias
  • Lançamento
  • Reportagem
  • Opinião
  • Prêmio Carpress
  • Caminhões e ônibus
  • Ela e os Carros
  • Multimídia
  • TV Carpress
  • Galeria de fotos
  • Mais na web
  • YouTube Tele Perez Oficial
  • Especiais
  • Salão de Paris
  • Salão de SP
  • Salão de Detroit
  • Salão de Frankfurt
  • Um mês com...
  • Sobre o Carpress
  • Expediente
  • Media kit
  • Contato
  • Normas de segurança e privacidade
Desenvolvido por ADR Web
© 2006-2021 Carpress® - Todos os direitos reservados
Scroll to Top

É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça a nossa Política de Privacidade.

publicidade

publicidade