publicidade

publicidade
  • Home
  • Notícias
  • Lançamento
  • Reportagem
  • Opinião
  • Prêmio Carpress
  • Caminhões e ônibus
publicidade

21/12/2020 - 06h00
OPINIÃO > ELA E OS CARROS

Metamorfose: Versa passa de “bom custo-benefício” para carro-desejo

O Versa 2021 evoluiu, mas custa entre R$ 74 mil e R$ 95 mil; vale a pena?
Paula Gama
Colunista do Carpress
Divulgação Novo Nissan Versa: R$ 80 mil em um sedã de entrada, sim senhor Novo Nissan Versa: R$ 80 mil em um sedã de entrada, sim senhor

“R$ 80 mil em um sedã de entrada?”. Essa é uma pergunta inevitável toda vez que um novo sedã compacto é lançado. Foi assim com Onix Plus e HB20 S em 2019, e agora está sendo com a nova versão do Versa.

O preço que choca, na verdade, tem alguns motivos. Primeiro, a desvalorização do real. Mesmo que seja fabricado no Brasil, todo veículo tem peças importadas, o que aumenta o custo de produção - além do aço, que segue cotação global. Segundo, que os carros de entrada não são mais tão básicos assim. Confira minha análise e avalie se o Versa vale o quanto custa.

Com o visual completamente renovado que vem chamando a atenção desde o ano passado, o Versa 2021 deixou de ser um veículo que chamava atenção do consumidor apenas pelo custo-benefício. Agora tem seis airbags, chave presencial e partida por botão em todas as versões. A mais barata (Sense) custa R$ 74.490,  mas testei a intermediária Advance (R$ 85.190), que vem com central multimídia e alerta de esquecimento de objetos no banco traseiro (excelente para quem tem filhos pequenos, pets ou precisa levar mochilas e/ou bolsas). A top de linha (Exclusive) custa R$ 94.790 e tem itens de direção semiautônoma e câmera 360º.

O espaço interno continua sendo um de seus pontos fortes. É um dos melhores da categoria e cinco passageiros viajam com relativo conforto. O porta-malas cresceu e agora transporta 482 litros; uma pena que a Nissan tenha optado por um estepe temporário, mesmo com espaço para um pneu permanente. O que evoluiu muito foi o interior, que está muito parecido com o do Nissan Kicks, os encaixes são precisos e há apliques de couro ecológico nas áreas de contato das portas.

Como anda

Além de rodar na cidade, peguei a estrada com o Versa, de Salvador rumo a Mangue Seco, próximo à divisa da Bahia com Sergipe. Foram 600 quilômetros rodados no total. O conjunto-motriz é o mesmo da antiga geração, mas atende muito bem, principalmente se o foco for consumo.

O motor 1.6 rende com etanol 114 cv de potência e 15,5 kgfm de torque (força) e é associado a um câmbio CVT. É preciso ter suavidade ao acelerar para que os giros não subam demais, como é natural em todo câmbio CVT. Tomando esse cuidado, fizemos uma média de 13,4 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada com gasolina.  A direção elétrica também agrada: proporciona firmeza na estrada e leveza nas manobras de estacionamento, como o esperado.

Essa nova geração do Versa é importada do México, assim era a anterior, mas depois passou a ser produzida no Brasil. A antiga geração, por sinal, continua existindo com o nome de V-Drive.

Paula Gama é jornalista especializada no mercado automotivo há cinco anos, Nesse período já testou mais de cem modelos de veículos no Brasil e no exterior. É apaixonada por história e tem como hobby visitar museus que contam a trajetória automotiva pelo mundo.

Notícias relacionadas

Começando a pensar em viajar? Veja que carros alugar no Exterior

Foram meses a fio sem cogitar uma viagem para o exterior, mas com a vacina a caminho, muitos brasileiros já começam a planejar as tão sonhadas férias. Apesar de sete dos 10 destinos internacionais mais buscados ainda estarem com fronteiras fechadas para turistas brasileiros, segundo uma pesquisa da agência de viagens Decolar, as buscas por passagens voltaram a crescer. Se você faz parte do grupo que gosta de se planejar com antecedência, aqui vão algumas dicas de carros para alugar de acordo com o local visitado. 

Troca-troca: confira os carros que saem e os que chegam

O crescimento do mercado de SUVs é um fenômeno mundial e no Brasil não é diferente. Olhando a lista dos carros que saíram da linha 2021 e dos que vão chegar até o fim do ano fica fácil concluir que a maior parte dos fabricantes tem um objetivo em comum: dar aos clientes brasileiros cada vez mais opções de utilitários esportivos.

Volvo XC40 híbrido economiza combustível, mas não aceleração

O Volvo XC40 foi o vencedor da categoria de SUV Premium do Prêmio UOL Carros, do qual sou jurada. Na premiação, o modelo, que ganhou uma versão híbrida plug-in neste ano, desbancou Audi Q3 e Mercedes-Benz GLB. E ele tem, sim, muitos predicados. O principal deles é um desempenho de carro esportivo com um consumo impressionante de 24,5 km/l na cidade. Confira a avaliação completa.

Fiat Strada é o destaque do ano do Prêmio UOL Carros; você concorda?

O resultado do Prêmio UOL Carros, do qual esta colunista é jurada, foi divulgado nesta terça-feira (15) e já levantou algumas polêmicas.

Os pontos altos e os baixos que rondam o novo Honda WR-V

Lançado em 2017 e logo apelidado de “Fit aventureiro”, o Honda WR-V passou por sua primeira atualização neste ano. Com as novidades da linha 2021, o utilitário esportivo de entrada, como o fabricante gosta de chamar, afastou sua imagem do monovolume, mas ainda há espaços para discussões. Testei a versão top de linha (EXL) e conto as principais mudanças.

Palavras-chave:
  • ela e os carros
voltar ao topo
publicidade

Últimas Notícias

  • Começando a pensar em viajar? Veja que carros alugar no Exterior
  • Jetta GLI tem preço salgado, mas é um doce prazer de dirigir
  • Troca-troca: confira os carros que saem e os que chegam
  • Ford anuncia fim da produção de veículos no Brasil
  • Caoa Chery lança versão RXS de seu sedã Arrizo 5 por R$ 84.390
  • Volvo XC40 híbrido economiza combustível, mas não aceleração
  • Confira dez dicas para que o carro não estrague o seu final de ano
  • Renault é 1ª montadora a lançar agendamento pelo WhatsApp
  • Indício de fim de linha, Volkswagen up! chega na versão única Xtreme
  • Uma década atrás, Ford prometia SUV derivado da Ranger
  • Série especial do Audi Q3 chega em janeiro por R$ 255.990
  • Ford cria traje com refletores para promover segurança de ciclistas
  • Andamos no Atron 1635, um dos 12 últimos 'bicudos' da Mercedes-Benz
  • Metamorfose: Versa passa de “bom custo-benefício” para carro-desejo
  • Volkswagen Taos é apresentado pela primeira vez no Brasil
Mais notícias
publicidade
publicidade

Mais Lidas

  • Jetta GLI tem preço salgado, mas é um doce prazer de dirigir
  • Começando a pensar em viajar? Veja que carros alugar no Exterior
Leia mais
publicidade
  • Home
  • Canais
  • Notícias
  • Lançamento
  • Reportagem
  • Opinião
  • Prêmio Carpress
  • Caminhões e ônibus
  • Ela e os Carros
  • Multimídia
  • TV Carpress
  • Galeria de fotos
  • Mais na web
  • YouTube Tele Perez Oficial
  • Especiais
  • Salão de Paris
  • Salão de SP
  • Salão de Detroit
  • Salão de Frankfurt
  • Um mês com...
  • Sobre o Carpress
  • Expediente
  • Media kit
  • Contato
  • Normas de segurança e privacidade
Desenvolvido por ADR Web
© 2006-2021 Carpress® - Todos os direitos reservados
Scroll to Top

É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça a nossa Política de Privacidade.

publicidade

publicidade