publicidade

publicidade
  • Home
  • Notícias
  • Lançamento
  • Reportagem
  • Opinião
  • Prêmio Carpress
  • Caminhões e ônibus
publicidade

07/12/2020 - 06h00
OPINIÃO > ELA E OS CARROS

Os pontos altos e os baixos que rondam o novo Honda WR-V

Na linha 2021, o veículo ainda peca em alguns detalhes
Paula Gama
Colunista do Carpress
Divulgação Aspirante a esportivo se afastou no monovolume Fit Aspirante a esportivo se afastou no monovolume Fit

Lançado em 2017 e logo apelidado de “Fit aventureiro”, o Honda WR-V passou por sua primeira atualização neste ano. Com as novidades da linha 2021, o utilitário esportivo de entrada, como o fabricante gosta de chamar, afastou sua imagem do monovolume, mas ainda há espaços para discussões. Testei a versão top de linha (EXL) e conto as principais mudanças.

Uma das novidades está nos faróis, que receberam projetores – que melhoram a iluminação – no lugar das lâmpadas. A dianteira ficou mais robusta, com uma nova grade frontal e área cromada mais estreita. A traseira, que foi muito comentada em seu lançamento, ficou mais harmônica sem o detalhe em cromado na tampa do porta-malas. Apesar de o carro ter sido idealizado no Brasil, essa atualização foi feita na Ásia para o mercado brasileiro. A linha 2021 do WR-V custa entre R$ 83.400 e R$ 94.700, este o preço da versão avaliada.

Um ponto forte nesse aspirante a SUV é a modularidade. Assim como os irmãos City, Fit e HR-V, que compartilham a mesma plataforma, o tanque de combustível fica embaixo dos bancos dianteiros para que os bancos traseiros sejam completamente moduláveis.

Ou seja: é possível baixar o encosto e levar objetos maiores ou de apenas um dos assentos para levar uma prancha de surf, por exemplo. O espaço interno também é bom. Quatro adultos viajam com certo conforto e, como o assoalho é plano, quem vai no meio não precisa ficar com as pernas suspensas.

Trocas manuais

O conjunto motriz é composto por um motor 1.5 que gera até 116 cv de potência e 15,3 kgfm de torque (força) máximo associado a um câmbio CVT que tem a função Sport. Para a linha 2021, uma novidade esportiva: as aletas para trocas manuais atrás do volante. Também ganhou um sistema de monitoramento da pressão dos pneus.

O computador de bordo, porém, deixa a desejar. Apesar de trazer informações necessárias, a configuração é feita por um antiquado botão que lembra uma caneta. Também podemos computar como pontos positivos os seis airbags, ar-condicionado digital bem prático e sensor de estacionamento dianteiro e traseiro. A central multimídia atende, mas há melhores no mercado.

Dirigir o WR-V é uma tarefa gostosa na cidade. O carro é esperto, ágil nas retomadas e tem uma direção elétrica agradável para as manobras. O consumo é interessante, faz 11,7 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada, ambos com gasolina. Na estrada pode faltar um pouco de fôlego para ultrapassagens, nesse momento o uso das borboletas é bem-vindo.

Itens faltosos

As montadoras japonesas têm muito prestígio no mercado, e cobram caro por isso. Para um modelo de R$ 94.700, o WR-V deixa a desejar na lista de equipamentos. Ao menos a versão top de linha merecia uma partida por botão e chave com sensor de presença, itens comuns em categorias inferiores. Também senti falta de tecnologias semiautônomas, como um alerta de saída de faixa ou sensor de ponto cego, também presentes nos rivais.

Paula Gama é jornalista especializada no mercado automotivo há cinco anos, Nesse período já testou mais de cem modelos de veículos no Brasil e no exterior. É apaixonada por história e tem como hobby visitar museus que contam a trajetória automotiva pelo mundo

Notícias relacionadas

Começando a pensar em viajar? Veja que carros alugar no Exterior

Foram meses a fio sem cogitar uma viagem para o exterior, mas com a vacina a caminho, muitos brasileiros já começam a planejar as tão sonhadas férias. Apesar de sete dos 10 destinos internacionais mais buscados ainda estarem com fronteiras fechadas para turistas brasileiros, segundo uma pesquisa da agência de viagens Decolar, as buscas por passagens voltaram a crescer. Se você faz parte do grupo que gosta de se planejar com antecedência, aqui vão algumas dicas de carros para alugar de acordo com o local visitado. 

Troca-troca: confira os carros que saem e os que chegam

O crescimento do mercado de SUVs é um fenômeno mundial e no Brasil não é diferente. Olhando a lista dos carros que saíram da linha 2021 e dos que vão chegar até o fim do ano fica fácil concluir que a maior parte dos fabricantes tem um objetivo em comum: dar aos clientes brasileiros cada vez mais opções de utilitários esportivos.

Volvo XC40 híbrido economiza combustível, mas não aceleração

O Volvo XC40 foi o vencedor da categoria de SUV Premium do Prêmio UOL Carros, do qual sou jurada. Na premiação, o modelo, que ganhou uma versão híbrida plug-in neste ano, desbancou Audi Q3 e Mercedes-Benz GLB. E ele tem, sim, muitos predicados. O principal deles é um desempenho de carro esportivo com um consumo impressionante de 24,5 km/l na cidade. Confira a avaliação completa.

Metamorfose: Versa passa de “bom custo-benefício” para carro-desejo

“R$ 80 mil em um sedã de entrada?”. Essa é uma pergunta inevitável toda vez que um novo sedã compacto é lançado. Foi assim com Onix Plus e HB20 S em 2019, e agora está sendo com a nova versão do Versa.

Fiat Strada é o destaque do ano do Prêmio UOL Carros; você concorda?

O resultado do Prêmio UOL Carros, do qual esta colunista é jurada, foi divulgado nesta terça-feira (15) e já levantou algumas polêmicas.

Palavras-chave:
  • ela e os carros
  • ela e os carros
voltar ao topo
publicidade

Últimas Notícias

  • Começando a pensar em viajar? Veja que carros alugar no Exterior
  • Jetta GLI tem preço salgado, mas é um doce prazer de dirigir
  • Troca-troca: confira os carros que saem e os que chegam
  • Ford anuncia fim da produção de veículos no Brasil
  • Caoa Chery lança versão RXS de seu sedã Arrizo 5 por R$ 84.390
  • Volvo XC40 híbrido economiza combustível, mas não aceleração
  • Confira dez dicas para que o carro não estrague o seu final de ano
  • Renault é 1ª montadora a lançar agendamento pelo WhatsApp
  • Indício de fim de linha, Volkswagen up! chega na versão única Xtreme
  • Uma década atrás, Ford prometia SUV derivado da Ranger
  • Série especial do Audi Q3 chega em janeiro por R$ 255.990
  • Ford cria traje com refletores para promover segurança de ciclistas
  • Andamos no Atron 1635, um dos 12 últimos 'bicudos' da Mercedes-Benz
  • Metamorfose: Versa passa de “bom custo-benefício” para carro-desejo
  • Volkswagen Taos é apresentado pela primeira vez no Brasil
Mais notícias
publicidade
publicidade

Mais Lidas

  • Jetta GLI tem preço salgado, mas é um doce prazer de dirigir
  • Troca-troca: confira os carros que saem e os que chegam
  • Ford anuncia fim da produção de veículos no Brasil
  • Começando a pensar em viajar? Veja que carros alugar no Exterior
Leia mais
publicidade
  • Home
  • Canais
  • Notícias
  • Lançamento
  • Reportagem
  • Opinião
  • Prêmio Carpress
  • Caminhões e ônibus
  • Ela e os Carros
  • Multimídia
  • TV Carpress
  • Galeria de fotos
  • Mais na web
  • YouTube Tele Perez Oficial
  • Especiais
  • Salão de Paris
  • Salão de SP
  • Salão de Detroit
  • Salão de Frankfurt
  • Um mês com...
  • Sobre o Carpress
  • Expediente
  • Media kit
  • Contato
  • Normas de segurança e privacidade
Desenvolvido por ADR Web
© 2006-2021 Carpress® - Todos os direitos reservados
Scroll to Top

É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça a nossa Política de Privacidade.

publicidade

publicidade