Testei a configuração top de linha da S10, modelo que foi líder do segmento por anos, passando seu posto para a Hilux, e vou contar o que há de melhor e o que poderia evoluir na caminhonete.
A atual geração da S10 foi lançada em 2012 e deve ser substituída daqui a dois anos. Enquanto isso, a marca americana trouxe algumas novidades. As principais mudanças estão concentradas na versão que testei, a top de linha High Country, que custa R$ 223.090 – o único opcional é o tipo de pintura. A que mais chama a atenção, obviamente, é a nova grade que pela primeira vez não traz o logo da marca no centro e sim o nome.
Mecânica
Na parte mecânica, a novidade também está apenas nas versões diesel, como a High Country. O motor 2.8 foi recalibrado e recebeu um novo turbo, a potência continua em 200 cv e o torque (força) em 51 kgfm, mas a aceleração está mais linear. É um motor que entrega seu torque máximo logo nos 2.000 giros, ou seja, há muita força ao tocar o acelerador. Outro ponto alto na mecânica é a direção elétrica precisa, agradável nas manobras de baixa velocidade e firme em velocidades mais altas.
É uma picape robusta, que vem equipada com pneus de perfil alto adequados para o trabalho pesado e atende as necessidade de quem precisa de força em ambientes extremos. No entanto, considere outra opção se busca um carro para passeio. Como toda picape, para ter o mínimo de conforto a bordo, é necessário trabalhar a calibragem dos pneus e ter sempre peso na caçamba. Caso contrário, irá sofrer com o pula-pula a cada irregularidade do solo.
Tecnologia
A S10, que já tinha alerta de colisão frontal e aviso de saída de faixa, ganhou sistema de frenagem de emergência nas versões LTZ e High Country. A picape também está mais conectada e compartilha com Tracker e Onix o sistema de wi-fi a bordo e a conexão sem fio da central multimídia com o smartphone.
Senti falta de um sistema de partida por botão, presente em algumas concorrentes. Os faróis também não têm lentes, são de lâmpadas, algo ultrapassado para um veículo de mais de R$ 200 mil. É uma opção equilibrada, assim como as concorrentes Ford Ranger, Mitsubishi L200, Nissan Frontier, Toyota Hilux e Volkswagen Amarok.