Três anos depois, lançou no país o 208, mas ele não alcançou o mesmo sucesso. Agora a marca francesa quer reviver bons momentos com a segunda geração do 208, que chegou em setembro às concessionárias. Nos dois últimos meses, foram vendidos cerca de 900 veículos, ou seja, ainda não chegou a 10% das vendas mensais do carro mais vendido da categoria, o Chevrolet Onix.
O design do hatch é, indiscutivelmente, um dos mais interessantes da categoria. Importado da Argentina, tem uma boa lista de equipamentos. A versão Griffe, como a que rodamos, possui alerta de colisão com frenagem automática de emergência, assistente de manutenção de faixa de rodagem, leitor de placas, farol alto automático e câmera traseira 180°.
Apesar das inovações, a nova geração manteve o motor do carro antigo, que tem aspiração natural e não empolga, principalmente em trânsito urbano. É um propulsor 1.6 de 16 válvulas flex, que quando abastecido com gasolina entrega 115 cv de potência a 5.750 rpm e torque de 15,4 kgfm a 4.000 rpm. Já com etanol a potência é de 118 cv a 5.750 rpm e o torque é de 15,47 kgfm a 4.750 rpm. Esse motor é associado à transmissão automática de seis velocidades – falta a ele a opção de trocas por borboletas.
É frustrante acelerar o 208 depois de ficar encantada pela cabine moderna, que tem até quadro de instrumentos 3D. Mas vale destacar a precisão da direção com assistência elétrica e as suspensões. Na ergonomia o ponto negativo é a falta de ajuste para os cintos de segurança dianteiros. Um contraste aos bons bancos com acabamento central em couro alcântara.
Mas o principal problema do veículo está no preço. O veículo que rodamos sai por R$ 94.990, isso sem a pintura metálica que custa mais R$ 1.890. Quando comparado com os concorrentes, como Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Toyota Yaris e Volkswagen Polo, fica claro que está muito alto para o que é oferecido.
Hilux está mais potente
A linha 2021 da Toyota Hilux trouxe uma nova grade frontal, mudanças no motor diesel e tecnologias semiautônomas na versão top de linha, como controlador de velocidade adaptativo. O motor 2.8 diesel teve aumento de 15% de potência e passou a rende 204 cv. Custa entre R$ 145.490 (SR 4x2 flex) e R$ 241.990 (SRX 4x4 diesel).
Mais do que pet friendly
O vira-lata caramelo Tucson, “cão-sultor” de vendas adotado pela concessionária HMB Prime, da cidade de Serra, no Espírito Santo, e que hoje tem mais de 170 mil seguidores no Instagram, visitou a fábrica da Hyundai em Piracicaba (SP). A iniciativa teve o objetivo de valorizar o compromisso da marca em estimular a convivência harmoniosa com animais de estimação.
O Tucson, cãozinho caramelo que de abandonado virou celebridade
Atualmente quase 100% das concessionárias que vendem os modelos HB20 e Creta no Brasil estão preparadas para receber pets de clientes e visitantes. Quem tem pet sabe a importância que esse público dá a uma marca que aceita bem seus amigos.