publicidade

publicidade
  • Home
  • Notícias
  • Lançamento
  • Reportagem
  • Opinião
  • Prêmio Carpress
  • Caminhões e ônibus
publicidade

20/07/2020 - 08h00
OPINIÃO > ELA E OS CARROS

Atualização trouxe Renault Duster de volta à briga dos utilitários

Mais sofisticado, mas parrudo, jipe passa a ser opção entre os SUVs compactos
Paula Gama
Colunista do Carpress
DIvulgação Completamente novo o Duster continua com cara de Duster Completamente novo o Duster continua com cara de Duster

Lançado em 2011 e reestilizado em 2015, faz tempo que o Renault Duster não é uma das primeiras opções que vêm à mente quando se fala em SUV compacto. O modelo foi o primeiro a concorrer na categoria com o pioneiro Ford Ecosport, mas acabou ficando ultrapassando entre as diversas novas opções do mercado.

Neste ano, finalmente, passou por uma profunda e esperada atualização e volta a ser considerado uma boa opção entre os utilitários esportivos. Mais jipe do que crossover, o Duster continua com a cara de Duster.

Apesar da mudança em basicamente todos os elementos visuais, o que inclui uma nova inclinação no parabrisas, ele continua com o visual mais “raiz” entre SUVs compactos, um prato cheio para quem gosta do estilo aventureiro e parrudo. Se a intenção for um modelo mais urbano, melhor avaliar outra opção, como o irmão Captur.

No interior o jipe está mais sofisticado. No volante já se vê o esmero da fabricante, com apliques em black piano em volta da logo. Avaliamos a versão top de linha Iconic, que parte de R$ 94.290. Nessa opção, há apliques de tecido nas áreas de contato das portas. Os bancos são confortáveis e o espaço interno é um dos melhores da categoria, mérito dos 2,67 metros de distância entre-eixos. Por ser mais largo do que os concorrentes, também acomoda melhor três pessoas no banco de trás.

O porta-malas, fator decisivo para muitas famílias, é um ponto alto na categoria de SUVs compactos, tem capacidade para 475 litros. É o maior da categoria. Senti falta de porta-objetos mais funcionais, apesar de prometidos pela Renault, ainda não são práticos o suficiente.

Mecânica

Na minha opinião, a melhor mudança na mecânica foi a mais do que bem-vinda (e aguardada) direção com assistência elétrica, que substituiu a pesada e imprecisa da linha anterior. As mulheres agradecem muito! A posição de dirigir é agradável, alta, e outra ajuda tecnológica veio a calhar: o sensor de ponto cego, que avisa com sinais luminosos se há outro veículo ou um objeto que o motorista não consegue ver. Em um carro tão largo, é uma boa ajuda!

Embaixo do capô está o motor aspirado 1.6 que entrega 120 cv de potência máxima e até 16,2 kgfm de torque a 4.000 rpm. São números modestos, principalmente levando em consideração o peso do carro (1.279 kg). Em conjunto com o câmbio CVT, que possui um delay característico, pode dar a sensação de perda de força, principalmente em ladeiras. Quem não quiser lidar com isso, pode esperar o lançamento do Duster com o novo motor 1.3 turbo, que possivelmente virá com opção de tração 4x4.













Carro mudou muito, mas manteve sua identidade visual

O consumo é considerado categoria D pelo Inmetro, fazendo 10,7 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada com gasolina. Com etanol, cai para 7,2 km/l na cidade e 7,8 km/l na estrada.

Conveniências

Com produtos próximos, as montadoras apostam em conveniências para convencer o cliente. Na versão Iconic do Duster, a Renault incluiu partida por botão, chave com sensor de presença (não é preciso nem tocar na fechadura para abrir o carro e ligar a central multimídia) e um sistema com quatro câmeras que mostram todo o entorno do veículo  central. O último, é uma tecnologia semelhante ao do Nissan Kicks, e é útil não só nas manobras de estacionamento, mas também em locais desertos, para ver se não ninguém se aproximando do veículo.

Boa opção

Com bom espaço interno e porta-malas acima da média, design atualizado e conveniências, o Duster é uma opção a ser considerar na hora de escolher um SUV pequeno. Com preços entre R$ 74.690 e R$ 94.290 chega a ser até R$ 23 mil mais barato do que seus concorrentes, dependendo da versão.

Paula Gama é jornalista especializada no mercado automotivo há cinco anos, Nesse período já testou mais de cem modelos de veículos no Brasil e no exterior. É apaixonada por história e tem como hobby visitar museus que contam a trajetória automotiva pelo mundo.

Notícias relacionadas

Começando a pensar em viajar? Veja que carros alugar no Exterior

Foram meses a fio sem cogitar uma viagem para o exterior, mas com a vacina a caminho, muitos brasileiros já começam a planejar as tão sonhadas férias. Apesar de sete dos 10 destinos internacionais mais buscados ainda estarem com fronteiras fechadas para turistas brasileiros, segundo uma pesquisa da agência de viagens Decolar, as buscas por passagens voltaram a crescer. Se você faz parte do grupo que gosta de se planejar com antecedência, aqui vão algumas dicas de carros para alugar de acordo com o local visitado. 

Troca-troca: confira os carros que saem e os que chegam

O crescimento do mercado de SUVs é um fenômeno mundial e no Brasil não é diferente. Olhando a lista dos carros que saíram da linha 2021 e dos que vão chegar até o fim do ano fica fácil concluir que a maior parte dos fabricantes tem um objetivo em comum: dar aos clientes brasileiros cada vez mais opções de utilitários esportivos.

Volvo XC40 híbrido economiza combustível, mas não aceleração

O Volvo XC40 foi o vencedor da categoria de SUV Premium do Prêmio UOL Carros, do qual sou jurada. Na premiação, o modelo, que ganhou uma versão híbrida plug-in neste ano, desbancou Audi Q3 e Mercedes-Benz GLB. E ele tem, sim, muitos predicados. O principal deles é um desempenho de carro esportivo com um consumo impressionante de 24,5 km/l na cidade. Confira a avaliação completa.

Metamorfose: Versa passa de “bom custo-benefício” para carro-desejo

“R$ 80 mil em um sedã de entrada?”. Essa é uma pergunta inevitável toda vez que um novo sedã compacto é lançado. Foi assim com Onix Plus e HB20 S em 2019, e agora está sendo com a nova versão do Versa.

Fiat Strada é o destaque do ano do Prêmio UOL Carros; você concorda?

O resultado do Prêmio UOL Carros, do qual esta colunista é jurada, foi divulgado nesta terça-feira (15) e já levantou algumas polêmicas.

Palavras-chave:
  • paula gama
  • ela e os carros
voltar ao topo
publicidade

Últimas Notícias

  • Volkswagen do Brasil anuncia duas promoções na área de Comunicação
  • Cruze clássico fica mais "esportivão"
  • Começando a pensar em viajar? Veja que carros alugar no Exterior
  • Jetta GLI tem preço salgado, mas é um doce prazer de dirigir
  • Troca-troca: confira os carros que saem e os que chegam
  • Ford anuncia fim da produção de veículos no Brasil
  • Caoa Chery lança versão RXS de seu sedã Arrizo 5 por R$ 84.390
  • Volvo XC40 híbrido economiza combustível, mas não aceleração
  • Confira dez dicas para que o carro não estrague o seu final de ano
  • Renault é 1ª montadora a lançar agendamento pelo WhatsApp
  • Indício de fim de linha, Volkswagen up! chega na versão única Xtreme
  • Uma década atrás, Ford prometia SUV derivado da Ranger
  • Série especial do Audi Q3 chega em janeiro por R$ 255.990
  • Ford cria traje com refletores para promover segurança de ciclistas
  • Andamos no Atron 1635, um dos 12 últimos 'bicudos' da Mercedes-Benz
Mais notícias
publicidade
publicidade

Mais Lidas

  • Começando a pensar em viajar? Veja que carros alugar no Exterior
  • Cruze clássico fica mais "esportivão"
  • Volkswagen do Brasil anuncia duas promoções na área de Comunicação
Leia mais
publicidade
  • Home
  • Canais
  • Notícias
  • Lançamento
  • Reportagem
  • Opinião
  • Prêmio Carpress
  • Caminhões e ônibus
  • Ela e os Carros
  • Multimídia
  • TV Carpress
  • Galeria de fotos
  • Mais na web
  • YouTube Tele Perez Oficial
  • Especiais
  • Salão de Paris
  • Salão de SP
  • Salão de Detroit
  • Salão de Frankfurt
  • Um mês com...
  • Sobre o Carpress
  • Expediente
  • Media kit
  • Contato
  • Normas de segurança e privacidade
Desenvolvido por ADR Web
© 2006-2021 Carpress® - Todos os direitos reservados
Scroll to Top

É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça a nossa Política de Privacidade.

publicidade

publicidade