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21/12/2020 - 07h00
CAMINHÕES E ÔNIBUS > AVALIAÇÃO

Andamos no Atron 1635, um dos 12 últimos 'bicudos' da Mercedes-Benz

Modelo traz itens como adesivação especial, rodas de alumínio e climatizador
Wandick Donett
Do Carpress, em São Bernardo do Campo (SP)
Fotos Wandick Donett/Carpress/Divulgação Um dos últimos extrapesados Atron 1635, em que o Carpress andou Um dos últimos extrapesados Atron 1635, em que o Carpress andou

Os tempos bicudos – ou os tempos dos bicudos – acabaram para a Mercedes-Benz do Brasil. Para marcar o feito, a marca lançou agora uma edição especial do Atron 1635. São apenas 12 unidades numeradas, as últimas de uma geração de caminhões bicudos da estrela de três pontas que fizeram história nas estradas e cidades do país.

Esses últimos extrapesados Atron 1635, que deixaram de ser fabricados em São Bernardo do Campo (SP), ganham adesivação especial e itens como rodas de alumínio, climatizador, geladeira portátil e rádio com entrada para USB. A série única comemorativa já está disponível para venda no showroom Virtual Star Online da Mercedes-Benz (aqui).

“O Atron 1635 é o último caminhão bicudo da estrela de três pontas que produzimos e o último representante de uma geração de modelos que ajudaram a construir e consolidar a presença da marca no país”, afirma Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes. O modelo tem 345 cv de potência e 148 kgfm de torque (força), associado a uma transmissão ZF manual de 16 marchas.

“Conclui-se assim uma trajetória brilhante de uma família de veículos amplamente admirados no transporte de cargas pelas estradas, cidades e campos, identificados como ‘pau pra toda obra’ e como um grande parceiro de trabalho de frotistas, autônomos e motoristas. Com a Edição Especial, oferecemos uma lenda pelo preço de um caminhão” O valor? Preço básico de R$ 340 mil.

O Carpress não só esteve no complexo industrial de São Bernardo – em que são produzidos também os ônibus, líderes de mercado do segmento no país – como deu uma volta por essa verdadeira cidade às margens da rodovia Anchieta a bordo da nova relíquia da marca alemã.

Durante o percurso, o engenheiro de marketing de produto, Eder de Oliveira, nos explica que esse caminhão "bicudo" fabricado desde 1989 era mais bem visto pelos autônomos, mas que as grandes empresas preferiam o modelo "cara chata" (como serão todos de agora em diante).






O Atron 1635 é símbolo de uma geração (no alto); na foto do meio,
Wandick Donett, editor-executivo do Carpress e, acima, detalhe do interior


Isso porque, além dos recursos tecnológicos e câmbio automático, a linha Axor consegue carregar 6 toneladas, ou seja 1 t a mais do que o Atron. Então, o bicudo foi ficando para trás em termos de custo-benefício para seus clientes.

No passado

Os caminhões com cabine semiavançada, popularmente conhecidos como “bicudos”, reinaram por décadas nas mais diversas aplicações, seja com baú, carga seca aberta, baú frigorificado, basculante e uma infinidade de carrocerias. “Com o passar do tempo, esse tipo de veículo foi perdendo espaço no mercado brasileiro, sendo substituído pelos modelos com cabine avançada, o cara chata, até que chegou o momento de dizer adeus”, diz Carvalho.

“Com os bicudos da nossa marca, ajudamos muitas empresas, frotistas e autônomos a iniciar seus negócios de transporte e a crescer no mercado, consolidando suas marcas e a qualidade dos seus serviços. Isso nos orgulha muito. Daí por que lançar uma série especial do Atron 1635: uma despedida em grande estilo.”

A Série Especial tem tiragem limitada de 12 unidades, com sequência numerada de 01 a 12, além de um certificado para o proprietário. Assim, esses Atron 1635 tornam-se históricos e exclusivos, porque efetivamente são os últimos caminhões bicudos que saem da linha de produção dessa.

Para tornar esse momento ainda mais marcante, a série ganhou uma adesivos especiais e itens como rodas de alumínio, climatizador, geladeira portátil e rádio com entrada para USB.

Sucessão à altura

Para seguir atendendo com a mesma qualidade e confiabilidade tanto os autônomos como os frotistas, a Mercedes anunciou ainda que o sucessor do 1635 é o extrapesado Axor, com os cavalos mecânicos Axor 2036 4x2 e 2536 6x2. Com os caminhões Axor, a marca pretende oferece mais força e capacidade de carga aos transportadores, mantendo os atributos reconhecidos do Atron.

“Temos certeza de que os clientes logo perceberão esses ganhos, como aconteceu com o Atego em lugar de outros modelos Atron desde 2016”, ressalta Carvalho. Para aquecer a memória e a emoção desse momento, clientes e todos os que têm paixão pelos modelos ‘bicudos’, a Mercedes-Benz criou a campanha #OcaminhãoQueFezHistória, com várias ações em redes sociais e com um site que reúne curiosidades e informações sobre esses caminhões da marca:. Basta clicar aqui.

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