Além disso, esse extrapesado é conectado – o primeiro digital do Brasil – com o mundo e traz sistemas inteligentes que evitam acidentes e protegem as pessoas, além de tecnologias eficientes que reduzem, ainda mais, os custos operacionais.
Entre as inovações, está o MirrorCam – é o primeiro caminhão sem retrovisor externo da América Latina. O MirrorCam oferece melhor visibilidade ao redor do caminhão e do implemento, inclusive à noite, aumentando a segurança para o motorista, veículo, carga, tráfego e pessoas na via
Fazer baliza com um desses? “É fácil, logo você se acostuma”, afirma Cícero Cândido, instrutor da Mercedes-Benz, responsável por levar o Carpress ao passeio carregado com 22,5 toneladas de areia. Não bastasse a imponência do veículo, por dentro você parece estar em um carro de luxo da Mercedes, como um Classe C ou Classe E. Tem até carregador digital por indução!
O MirrorCam (acima) e a cabine (foto do alto e do meio)); estas fotos
excepcionalmente não foram produzidas no veículo em que rodamos
Logo ao entrar – ou melhor, escalar – o caminhão, o que chama a atenção são os retrovisores e os comandos do painel, que mais faz parecerem quatro iPads. A partida é feita por botão, não pela chave. Câmeras externas não são à toa. Essa tecnologia digital reduz o consumo, graças aos ganhos aerodinâmicos que elas proporcionam em relação a espelhos tradicionais.
Saímos para rodar primeiro pela Rodovia Anchieta, próximo da sede da Mercedes. Chamam a atenção o baixo nível de ruído e a suspensão, que absorve com louvor as irregularidades do solo. É como estar em um automóvel de passeio, em que pese a altura.
Segurança
Não faltam sistemas de segurança que evitam acidentes – há um exclusivo Assistente de Frenagem Ativo (ABA 5), Assistentes de Ponto Cego e Fadiga e Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP). A esses sistemas junta-se o Controle de Proximidade e Assistente de Faixa de Rolagem.
Seu motor é novo, de 530 cv, que graças à tecnologia embarcada proporciona economia de até 12% no consumo de combustível. Há economia de até R$ 6.000 nos custos de manutenção preventiva e itens de desgaste por ano, 50% de redução nas paradas programadas para manutenção e é até 400 kg mais leve em relação ao modelo que sucedeu.
O caminhão traz um exclusivo controlador de velocidade preditivo, que otimiza a condução. Por dentro parece um escritório. A cabina tem amplo espaço interno e aerodinâmica que contribui para a redução no consumo de combustível. Por falar em combustível, atrás dos bancos há uma confortável câmera que, nas paradas para dormir, pode ser utilizado com o ar-condicionado noturno, que gasta muito pouco da bateria.
Foi-se o tempo em que caminhão era sinônimo de desconforto a bordo
Em termos de conectividade, o caminhão traz aplicativos inéditos e exclusivos para ajudar o motorista e o gestor de transporte a reduzir o custo operacional. Robusto, inclui suspensor de eixo traseiro para caminhões 6x4 com freio a tambor e inédita suspensão metálica Global TufTrac, soluções desenvolvidas para a realidade do transporte no Brasil.
O design interior se destaca por volante revestido de couro, geladeira sob a cama, tomada elétrica de 24 V/15 A junto à cama, rede porta-objetos sobre a cama, persianas nos dois lados da cabina, detalhes decorativos StyleLine, sistema de som, Remote Online (algumas funções à mão para maior conforto), tapete no túnel do motor e pistola de ar comprimido na cabina para facilitar a limpeza.
Conheça muito a respeito do caminhão no vídeo abaixo
Obs: se o vídeo não funcionar, clique em https://youtu.be/ChuVLRofvTQ
A família Actros tem modelos com motores que vão de 450 cv a 530 cv. Com esse portfólio, a marca aumenta as opções de escolha para os clientes que operam no transporte de grãos, carga seca, cargas frigorificadas, combustíveis, produtos químicos, gases e porta-container, entre outras aplicações. O caminhão está começando a ser entregue agora aos compradores. Alguns já podem ser vistos rodando Brasil afora.