publicidade

publicidade
  • Home
  • Notícias
  • Lançamento
  • Reportagem
  • Opinião
  • Prêmio Carpress
  • Caminhões e ônibus
publicidade

03/12/2020 - 14h14
CAMINHÕES E ÔNIBUS > AVALIAÇÃO

Novo Mercedes-Benz Actros 2045 impõe respeito por onde passa

Veículo é primeiro caminhão sem retrovisor externo à venda na América Latina
Luís Perez
Do Carpress, em São Bernardo do Campo
Fotos Luís Perez/Carpress Mercedes-Benz Actros 2045 LS 4x2: preço básico de R$ 730.400,25 Mercedes-Benz Actros 2045 LS 4x2: preço básico de R$ 730.400,25

À primeira vista, o monstrengo dá medo por seus 16 metros de comprimento. Mas é nosso ofício. Então lá fomos nós avaliar um caminhão. Desvendamos como é viajar a bordo do novo Mercedes-Benz Actros 2045 LS 4x2, cujo preço básico é de R$ 730.400,25. Achou o valor alto? Pois espere para ver o que ele oferece – não à toa é considerado o mais inteligente e eficiente caminhão do Brasil.

Além disso, esse extrapesado é conectado – o primeiro digital do Brasil – com o mundo e traz sistemas inteligentes que evitam acidentes e protegem as pessoas, além de tecnologias eficientes que reduzem, ainda mais, os custos operacionais.

Entre as inovações, está o MirrorCam – é o primeiro caminhão sem retrovisor externo da América Latina. O MirrorCam oferece melhor visibilidade ao redor do caminhão e do implemento, inclusive à noite, aumentando a segurança para o motorista, veículo, carga, tráfego e pessoas na via

Fazer baliza com um desses? “É fácil, logo você se acostuma”, afirma Cícero Cândido, instrutor da Mercedes-Benz, responsável por levar o Carpress ao passeio carregado com 22,5 toneladas de areia. Não bastasse a imponência do veículo, por dentro você parece estar em um carro de luxo da Mercedes, como um Classe C ou Classe E. Tem até carregador digital por indução!






O MirrorCam (acima) e a cabine (foto do alto e do meio)); estas fotos
excepcionalmente não foram produzidas no veículo em que rodamos


Logo ao entrar – ou melhor, escalar – o caminhão, o que chama a atenção são os retrovisores e os comandos do painel, que mais faz parecerem quatro iPads. A partida é feita por botão, não pela chave. Câmeras externas não são à toa. Essa tecnologia digital reduz o consumo, graças aos ganhos aerodinâmicos que elas proporcionam em relação a espelhos tradicionais.

Saímos para rodar primeiro pela Rodovia Anchieta, próximo da sede da Mercedes. Chamam a atenção o baixo nível de ruído e a suspensão, que absorve com louvor as irregularidades do solo. É como estar em um automóvel de passeio, em que pese a altura.

Segurança

Não faltam sistemas de segurança que evitam acidentes – há um exclusivo Assistente de Frenagem Ativo (ABA 5), Assistentes de Ponto Cego e Fadiga e Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP). A esses sistemas junta-se o Controle de Proximidade e Assistente de Faixa de Rolagem.

Seu motor é novo, de 530 cv, que graças à tecnologia embarcada proporciona economia de até 12% no consumo de combustível. Há economia de até R$ 6.000 nos custos de manutenção preventiva e itens de desgaste por ano, 50% de redução nas paradas programadas para manutenção e é até 400 kg mais leve em relação ao modelo que sucedeu.

O caminhão traz um exclusivo controlador de velocidade preditivo, que otimiza a condução. Por dentro parece um escritório. A cabina tem amplo espaço interno e aerodinâmica que contribui para a redução no consumo de combustível. Por falar em combustível, atrás dos bancos há uma confortável câmera que, nas paradas para dormir, pode ser utilizado com o ar-condicionado noturno, que gasta muito pouco da bateria.






Foi-se o tempo em que caminhão era sinônimo de desconforto a bordo

Em termos de conectividade, o caminhão traz aplicativos inéditos e exclusivos para ajudar o motorista e o gestor de transporte a reduzir o custo operacional. Robusto, inclui suspensor de eixo traseiro para caminhões 6x4 com freio a tambor e inédita suspensão metálica Global TufTrac, soluções desenvolvidas para a realidade do transporte no Brasil.

O design interior se destaca por volante revestido de couro, geladeira sob a cama, tomada elétrica de 24 V/15 A junto à cama, rede porta-objetos sobre a cama, persianas nos dois lados da cabina, detalhes decorativos StyleLine, sistema de som, Remote Online (algumas funções à mão para maior conforto), tapete no túnel do motor e pistola de ar comprimido na cabina para facilitar a limpeza.

Conheça muito a respeito do caminhão no vídeo abaixo


Obs: se o vídeo não funcionar, clique em https://youtu.be/ChuVLRofvTQ

A família Actros tem modelos com motores que vão de 450 cv a 530 cv. Com esse portfólio, a marca aumenta as opções de escolha para os clientes que operam no transporte de grãos, carga seca, cargas frigorificadas, combustíveis, produtos químicos, gases e porta-container, entre outras aplicações. O caminhão está começando a ser entregue agora aos compradores. Alguns já podem ser vistos rodando Brasil afora.

Notícias relacionadas

Andamos no Atron 1635, um dos 12 últimos 'bicudos' da Mercedes-Benz

Os tempos bicudos – ou os tempos dos bicudos – acabaram para a Mercedes-Benz do Brasil. Para marcar o feito, a marca lançou agora uma edição especial do Atron 1635. São apenas 12 unidades numeradas, as últimas de uma geração de caminhões bicudos da estrela de três pontas que fizeram história nas estradas e cidades do país.

Coca-Cola da Colômbia recebe 48 caminhões Atego feitos no Brasil

A Coca-Cola Femsa da Colômbia recebeu 48 caminhões Mercedes-Benz Atego 1726 para renovação de frota. Os veículos foram adquiridos pela Renting Colômbia, empresa líder do país em locação de veículos, que os entregou ao seu cliente Coca-Cola Femsa para transporte de bebidas em cidades da região Sul da área metropolitana da capital Bogotá.

Volkswagen Caminhões e Ônibus está com novo logo

A partir desta segunda-feira (1º), a Volkswagen Caminhões e Ônibus está com novo logo para caracterizar sua marca, inaugurando um posicionamento ainda mais moderno da empresa.

Iveco retoma a produção no complexo fabril em Sete Lagoas (MG)

A fábrica da Iveco, localizada no complexo industrial em Sete Lagoas (MG), voltou a produzir. A linha de produção de caminhões foi reativada dia 22 de abril, e a linha de motores também retomou gradualmente as atividades desde a semana passada.

Mercedes exporta 58 caminhões Atego e Accelo para o Egito

A Mercedes-Benz do Brasil acaba de realizar uma importante venda para o continente africano. A empresa negociou a exportação de 58 unidades de caminhões Accelo e Atego para o Egito, sendo 28 modelos Atego 1725/48 4x2, dois Atego 1725/36, oito Atego 1418 e 20 Accelo 915.

Palavras-chave:
  • caminhões e ônibus
voltar ao topo
publicidade

Últimas Notícias

  • Trailhawk: mesmo prestes a mudar, esse Compass vale a pena para os aventureiros
  • Fiat Nova Strada sobe no gosto popular e lidera ranking no país
  • Ford abre reserva para o Mustang Mach 1, em edição limitada
  • Revelado como será o novo Honda Civic 2022
  • Volvo seleciona profissionais de saúde para emprestar carros
  • Audi E-tron: elétrico mais vendido do Brasil custa mais de meio milhão
  • Honda lança seu primeiro híbrido no Brasil, o novo Accord
  • Produção de veículos cresce 2% no trimestre, mas vendas caem 5,4%
  • Chevrolet Onix RS é versão estilosa do carro mais vendido do país
  • Audi A4 2021 muda visual e está mais recheado de tecnologias
  • Em apresentação online, Nissan diz que novo Kicks chega em março
  • Fim de uma era: Civic Si sai de linha em todo o mundo
  • Lista de SUVs mais vendidos no mundo é bem diferente da do Brasil. Confira
  • Jaguar I-Pace: elétrico com desempenho de esportivo e autonomia de carro comum
  • Testamos o Jeep mais vendido do Brasil
Mais notícias
publicidade
publicidade

Mais Lidas

  • Fiat Nova Strada sobe no gosto popular e lidera ranking no país
  • Trailhawk: mesmo prestes a mudar, esse Compass vale a pena para os aventureiros
  • Volvo seleciona profissionais de saúde para emprestar carros
  • Revelado como será o novo Honda Civic 2022
  • Ford abre reserva para o Mustang Mach 1, em edição limitada
Leia mais
publicidade
publicidade
publicidade
  • Home
  • Canais
  • Notícias
  • Lançamento
  • Reportagem
  • Opinião
  • Prêmio Carpress
  • Caminhões e ônibus
  • Ela e os Carros
  • Multimídia
  • TV Carpress
  • Galeria de fotos
  • Mais na web
  • YouTube Tele Perez Oficial
  • Especiais
  • Salão de Paris
  • Salão de SP
  • Salão de Detroit
  • Salão de Frankfurt
  • Um mês com...
  • Sobre o Carpress
  • Expediente
  • Media kit
  • Contato
  • Normas de segurança e privacidade
Desenvolvido por ADR Web
© 2006-2021 Carpress® - Todos os direitos reservados
Scroll to Top

É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça a nossa Política de Privacidade.

publicidade

publicidade