Entre as novidades do modelo, que é fabricado na Argentina, estão Crosswind Assist (assistente de vento lateral), – “Assistente de Vento Lateral” – farol de neblina com assistente direcional integrado e luzes de circulação diurna, e bancos reclináveis, maiores e mais macios.
O assistente de ventos laterais é ativado a partir de 80 km/h, por meio de sensores do ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade). Com ele, correções de trajetória são realizadas automaticamente por meio do acionamento unilateral dos freios, evitando que rajadas de vento possam produzir um deslocamento lateral repentino do veículo.
Recurso da nova linha Sprinter, os faróis de neblina com assistente direcional são acionados direcionando a luminosidade em curvas, proporcionando ampla iluminação no campo próximo ao veículo e mais segurança para condutor e pedestres.
Os novos bancos reclináveis para as vans Sprinter de 15, 17 e 20 assentos de passageiros, por sua vez, estão ainda mais confortáveis graças à espuma mais macia. São também mais largos e ganharam aumento na altura do encosto. Além disso, o encosto de cabeça recebeu a complementação de apoio lateral.
Novo design
A nova Sprinter chega ao mercado com design mais moderno, incluindo novos faróis, grade frontal, capô, para-lama e faróis de neblina integrados ao novo para-choque. A estrela da Mercedes em destaque entre as lâminas da grade frontal mantém a identidade da família de vans da marca.
Nova linha de furgões Sprinter, que partem de R$ 121.820
Na traseira as novidades ficam por conta da tipologia para o nome Sprinter e para o modelo do veículo. Há ainda um renovado esquema de luzes traseiras. Além de um efeito visual agradável, as novas luzes de freio facilitam sua visualização.
O ESP adaptativo integra os sistemas ABS, ASR, BAS e EBV. O ABS (Anti Lock Braking System), ou sistema antitravamento de frenagem, evita o bloqueio das rodas, mesmo em frenagens bruscas, enquanto o ASR (Anti Slip Regulation), ou sistema de controle de tração, evita que as rodas patinem em piso de baixa aderência.
O BAS (Brake Assist System), ou sistema de assistência de frenagem, reconhece a velocidade de acionamento do freio e, em caso de emergência, reduz a distância de frenagem, independentemente da ação do motorista sobre o pedal de freio. O EBV (Eletronic Brake-Power Distribution), ou distribuição eletrônica da força de frenagem, reconhece o efeito no centro de gravidade do conjunto veículo e carga, ajustando a força de frenagem sobre as rodas de acordo com esse efeito.
Sprinter 515 20+1: bancos com espuma mais macia ampliam conforto
Mais imagens da van Sprinter 515 20+1 na galeria!
Com essas funções, o ESP garante o controle de frenagem, reduz o risco de tombamento lateral e realiza intervenção durante movimentos desestabilizadores do veículo, como reação excessiva do condutor e condições irregulares da via.
Portfólio
A família de veículos comerciais leves Sprinter é formada pelos modelos 313 CDI Street (PBT de 3,50 toneladas), 415 CDI (PBT de 3,88 t) e 515 CDI (PBT de 5 t). São três opções de entre-eixos: 3.250 milímetros (curto), 3.665 mm (longo) e 4.325 mm (extralongo). Os clientes contam com cerca de 60 versões de configuração da Sprinter, de acordo com modelo, entre-eixos, altura interna e outros itens. Com a atualização da linha, a nomenclatura da nova versão Street passa a ser 313 CDI, substituindo a atual 311 CDI.
A oferta de furgões abrange diversas opções de capacidade volumétrica de carga, que vão de 7,5 m³ a 15,5 m³. A maior porta lateral corrediça da categoria, com até 182 centímetros de altura e 130 cm de largura, permite o fácil carregamento de um palete pela lateral do veículo, o que também pode ser feito pela porta traseira, agilizando e otimizando a operação logística.
A abertura de 270 graus da porta traseira e a versão com portas corrediças nas duas laterais do veículo flexibilizam as operações, ampliando as possibilidades de carga e descarga em locais estreitos e de difícil acesso, como em supermercados, centrais de distribuição e comércio varejista. Com duas opções de alturas internas (1,65 m e 1,94 m) e quatro comprimentos (5.245 mm, 5.910 mm, 6.945 mm e 7.345 mm), a linha de furgões é altamente customizável.
Robusto e resistente, o chassi Sprinter pode receber vários tipos de carroçarias e equipamentos. Para o caso de baús, a capacidade volumétrica de carga até 22 m³ é vantajosa ao cliente, que pode aproveitar 100% do espaço. O furgão e o chassi Sprinter 313 CDI Street podem circular livremente pelas grandes cidades, respeitando apenas o rodízio de placas, e ser dirigido por motoristas com carteira de habilitação da categoria B.
Além disso, a oferta da marca inclui versões VUC dos furgões e chassis 415 CDI e 515 CDI para maiores capacidades de carga, podendo também circular em zonas de restrição, ampliando assim as opções de escolha para os clientes que trabalham no dia a dia do transporte urbano de passageiros e cargas.
O Carpress realizou o test-drive com a nova Sprinter e comprovou a grande facilidade em dirigir e manobrar o novo modelo. Pode parecer clichê, mas ele se aproxima ainda mais a um automóvel de passeio – com diversos componentes sendo reconhecidos como tal.
Vans de passageiros
A Mercedes também oferece uma ampla linha de vans de passageiros, com os modelos Sprinter 9+1 (9 assentos para os passageiros mais o banco do motorista), 15+1, 17+1 e 20+1. Um leque abrangente de soluções para a escolha dos clientes que atuam no transporte urbano, fretamento, turismo, VIP, executivo e escolar. A van para nove passageiros, destaca-se desde 2014 pelos bancos premium. Além de modernos, propiciam ótima acomodação.
O sistema de ar-condicionado, exclusivamente desenvolvido para as condições climáticas da América Latina, é outro diferencial. O modelo traz ainda volante ajustável em altura e profundidade, MP3 player com conexão por Bluetooth, fechamento central das portas por controle remoto, vidros, travas e retrovisores elétricos e piso naval com ancoragem e revestimento lateral para o furgão.
“Desde que a Sprinter foi lançada no País, há quase 20 anos, sempre garantiu aos nossos clientes padrões elevados de versatilidade e disponibilidade”, afirma Carlos Garcia, gerente sênior de Vans da Mercedes-Benz do Brasil. “A cada renovação, a Mercedes-Benz agrega mais valor ao veículo, atendendo às novas demandas dos clientes e diferenciando-se no mercado pela segurança exemplar, fascinante conceito de produto, design atrativo e alto nível de conforto.”
“Com a nova linha, queremos entregar um produto ainda melhor, conquistando mais clientes. Isso reforça a imagem da Sprinter como o veículo mais desejado da categoria, com ótimo valor e rapidez de revenda.