Nesta semana o Carpress foi convocado pela marca da estrela a testar o modelo, que tem preço base de R$ 178 mil, quase que com carga máxima – PBT (peso bruto total) de 13 toneladas, cerca de 800 kg a mais de carga útil mais carroceria, em comparação com médios de marcas concorrentes.
Além disso, o modelo traz uma plataforma de carga baixa, 200 milímetros menor em relação a um caminhão médio, o que facilita na hora de carregar e descarregar. “Leva mais carga e tem cabine mais estreita e mais baixa do que um médio tradicional”, afirma Wilson Baptistucci, engenheiro de produto da Mercedes-Benz. Tem círculo de viragem até 3,5 metros menor em relação a um médio – muito útil na hora de manobrar em centros urbanos.
Modelo tem preço base de R$ 178 mil e PBT (peso bruto total) de 13 toneladas
Seu motor é Mercedes-Benz OM 924 LA, com tecnologia BlueTec 5, 4.8 de 156 cv de potência e torque máximo de 62,24 kgfm entre 1.200 rpm e 1.600 rpm. Esse mesmo propulsor já provou sua durabilidade ao equipar caminhões de até 17 toneladas.
Associado a esse propulsor, está um câmbio, também Mercedes-Benz, G-56 de seis marchas, que durante o teste mostrou engates precisos (muito embora a tendência seja o automatizado), propiciando um bom escalonamento de marchas. A embreagem reforçada, com diâmetro do disco de 362 mm, proporciona um alto coeficiente de atrito e maior durabilidade. Esse trem de força é complementado pelo eixo traseiro Mercedes-Benz HL-2.
“Mais do que um novo produto, criamos uma nova solução para a distribuição urbana de cargas e mercadorias, com a versatilidade do leve e a produtividade do médio”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Venda de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
“Devido às dimensões compactas, ele é extremamente ágil no trânsito, sendo ideal para circulação nas vias cada vez mais restritivas das grandes cidades. Ele pode levar mais carga a cada operação de transporte. Dessa forma, asseguramos maior rentabilidade para os nossos clientes.” A empresa promete custos de manutenção preventiva até 35% menor em relação a médios da concorrência.
O terceiro eixo, da Suspensys, tem como destaque a resistência. O fato de já vir montado de fábrica evita gastos e desperdício de tempo com a instalação de um eixo de apoio. Além disso, traz um sistema de freios equilibrado, já projetado para a aplicação 6x2. Ele toma carona na garantia de um ano, sem limite de quilometragem.
A suspensão pneumática do modelo é acionada por meio de uma chave seletora, posicionada no console central no interior da cabine. Oferecido com duas medidas de entre-eixos (3.700 mm e 4.400 mm), muito procuradas por varejistas, o Accelo permite a montagem de carrocerias de até 8 metros, a maior do mercado, inclusive quando comparada com um caminhão médio.
Entregas em centros urbanos é vocação do novo caminhão
Entre os implementos indicados para o veículo, estão baú e sider, carroceria aberta carga seca, baú frigorífico e plataforma autossocorro. Dessa forma, atende o transporte de cargas resfriadas e frigorificadas, carga geral fracionada ou paletizada, automóveis, hortifrutigranjeiros, flores, móveis e eletrodomésticos, entre outros.
Outro destaque do Accelo 1316 6x2 é a plataforma de carga avantajada. São 7 metros (entreeixos de 3.700 mm) ou 8 metros (entreeixos de 4.400 mm). Em alguns casos isso significa até 1 metro a mais de comprimento para acomodação da carga em relação a um médio tradicional. O modelo tem carroceria até 50 centímetros maior, mas com chassi de um médio.
Para ampliar a segurança, o Accelo 1316 traz sistema freios ABS e sistema auxiliar de frenagem, freio motor e o Top Brake, que oferece elevada potência de frenagem, com maior vida útil dos componentes dos freios e pneus, bem como economia de combustível.
Nosso teste consistiu em uma viagem primeiro pela rodovia Anchieta, próximo da sede da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo (SP), até o Rodoanel, em que rodamos 104,4 km. Com velocidade média de 51 km/h, o caminhão registrou consumo de 5,9 km/l de diesel, uma ótima marca, conforme atestou João Moita, técnico em demonstração da Mercedes-Benz.