publicidade

publicidade
  • Home
  • Notícias
  • Lançamento
  • Reportagem
  • Opinião
  • Prêmio Carpress
  • Caminhões e ônibus
publicidade

18/03/2016 - 16h47
CAMINHÕES E ÔNIBUS > AVALIAÇÃO

Accelo 1316 6x2 une versatilidade de leve a capacidade de médio

Veículo da Mercedes-Benz com PBT de 13 toneladas oferece 3º eixo de fábrica
Luís Perez
Do Carpress, em São Bernardo do Campo (SP)
Fotos Luís Perez/Carpress/Divulgação O caminhão Mercedes-Benz Accelo 1316 6x2, que avaliamos nesta semana O caminhão Mercedes-Benz Accelo 1316 6x2, que avaliamos nesta semana

Reunir as características de custo e versatilidade de um caminhão leve a plataforma e capacidade de carga de um médio. Esse é o principal trunfo do Mercedes-Benz Accelo 1316 6x2, que oferece terceiro eixo e suspensor originais de fábrica.

Nesta semana o Carpress foi convocado pela marca da estrela a testar o modelo, que tem preço base de R$ 178 mil, quase que com carga máxima – PBT (peso bruto total) de 13 toneladas, cerca de 800 kg a mais de carga útil mais carroceria, em comparação com médios de marcas concorrentes.

Além disso, o modelo traz uma plataforma de carga baixa, 200 milímetros menor em relação a um caminhão médio, o que facilita na hora de carregar e descarregar. “Leva mais carga e tem cabine mais estreita e mais baixa do que um médio tradicional”, afirma Wilson Baptistucci, engenheiro de produto da Mercedes-Benz. Tem círculo de viragem até 3,5 metros menor em relação a um médio – muito útil na hora de manobrar em centros urbanos.








Modelo tem preço base de R$ 178 mil e PBT (peso bruto total) de 13 toneladas

Seu motor é Mercedes-Benz OM 924 LA, com tecnologia BlueTec 5, 4.8 de 156 cv de potência e torque máximo de 62,24 kgfm entre 1.200 rpm e 1.600 rpm. Esse mesmo propulsor já provou sua durabilidade ao equipar caminhões de até 17 toneladas.

Associado a esse propulsor, está um câmbio, também Mercedes-Benz, G-56 de seis marchas, que durante o teste mostrou engates precisos (muito embora a tendência seja o automatizado), propiciando um bom escalonamento de marchas. A embreagem reforçada, com diâmetro do disco de 362 mm, proporciona um alto coeficiente de atrito e maior durabilidade. Esse trem de força é complementado pelo eixo traseiro Mercedes-Benz HL-2.

“Mais do que um novo produto, criamos uma nova solução para a distribuição urbana de cargas e mercadorias, com a versatilidade do leve e a produtividade do médio”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Venda de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“Devido às dimensões compactas, ele é extremamente ágil no trânsito, sendo ideal para circulação nas vias cada vez mais restritivas das grandes cidades. Ele pode levar mais carga a cada operação de transporte. Dessa forma, asseguramos maior rentabilidade para os nossos clientes.” A empresa promete custos de manutenção preventiva até 35% menor em relação a médios da concorrência.

O terceiro eixo, da Suspensys, tem como destaque a resistência. O fato de já vir montado de fábrica evita gastos e desperdício de tempo com a instalação de um eixo de apoio. Além disso, traz um sistema de freios equilibrado, já projetado para a aplicação 6x2. Ele toma carona na garantia de um ano, sem limite de quilometragem.

A suspensão pneumática do modelo é acionada por meio de uma chave seletora, posicionada no console central no interior da cabine. Oferecido com duas medidas de entre-eixos (3.700 mm e 4.400 mm), muito procuradas por varejistas, o Accelo permite a montagem de carrocerias de até 8 metros, a maior do mercado, inclusive quando comparada com um caminhão médio.




Entregas em centros urbanos é vocação do novo caminhão

Entre os implementos indicados para o veículo, estão baú e sider, carroceria aberta carga seca, baú frigorífico e plataforma autossocorro. Dessa forma, atende o transporte de cargas resfriadas e frigorificadas, carga geral fracionada ou paletizada, automóveis, hortifrutigranjeiros, flores, móveis e eletrodomésticos, entre outros.

Outro destaque do Accelo 1316 6x2 é a plataforma de carga avantajada. São 7 metros (entreeixos de 3.700 mm) ou 8 metros (entreeixos de 4.400 mm). Em alguns casos isso significa até 1 metro a mais de comprimento para acomodação da carga em relação a um médio tradicional. O modelo tem carroceria até 50 centímetros maior, mas com chassi de um médio.

Para ampliar a segurança, o Accelo 1316 traz sistema freios ABS e sistema auxiliar de frenagem, freio motor e o Top Brake, que oferece elevada potência de frenagem, com maior vida útil dos componentes dos freios e pneus, bem como economia de combustível.

Nosso teste consistiu em uma viagem primeiro pela rodovia Anchieta, próximo da sede da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo (SP), até o Rodoanel, em que rodamos 104,4 km. Com velocidade média de 51 km/h, o caminhão registrou consumo de 5,9 km/l de diesel, uma ótima marca, conforme atestou João Moita, técnico em demonstração da Mercedes-Benz.

Notícias relacionadas

Andamos no Atron 1635, um dos 12 últimos 'bicudos' da Mercedes-Benz

Os tempos bicudos – ou os tempos dos bicudos – acabaram para a Mercedes-Benz do Brasil. Para marcar o feito, a marca lançou agora uma edição especial do Atron 1635. São apenas 12 unidades numeradas, as últimas de uma geração de caminhões bicudos da estrela de três pontas que fizeram história nas estradas e cidades do país.

Quase cinco anos depois, Mercedes desativa fábrica de Iracemápolis (SP)

A Mercedes-Benz decidiu encerrar a produção de automóveis na fábrica de Iracemápolis (SP). Em nota, a empresa afirma estar buscando a melhor perspectiva de futuro possível para o local e os seus colaboradores. “A companhia vai buscar alternativas para os colaboradores, incluindo a possibilidade de um programa de demissão voluntária”, diz.

Coca-Cola da Colômbia recebe 48 caminhões Atego feitos no Brasil

A Coca-Cola Femsa da Colômbia recebeu 48 caminhões Mercedes-Benz Atego 1726 para renovação de frota. Os veículos foram adquiridos pela Renting Colômbia, empresa líder do país em locação de veículos, que os entregou ao seu cliente Coca-Cola Femsa para transporte de bebidas em cidades da região Sul da área metropolitana da capital Bogotá.

Novo Mercedes-Benz Actros 2045 impõe respeito por onde passa

À primeira vista, o monstrengo dá medo por seus 16 metros de comprimento. Mas é nosso ofício. Então lá fomos nós avaliar um caminhão. Desvendamos como é viajar a bordo do novo Mercedes-Benz Actros 2045 LS 4x2, cujo preço básico é de R$ 730.400,25. Achou o valor alto? Pois espere para ver o que ele oferece – não à toa é considerado o mais inteligente e eficiente caminhão do Brasil.

Mercedes traz GLB 200 por R$ 299.900

A Mercedes-Benz lança no mercado brasileiro o GLB 200 Launch Edition, que completa o portfólio de SUVs da Mercedes-Benz, que foi renovado nos últimos nove meses. Bem equipado, chega por R$ 299.900.

 

Palavras-chave:
  • caminhões e ônibus
  • mercedesbenz
  • mercedes
voltar ao topo
publicidade

Últimas Notícias

  • Volkswagen do Brasil anuncia duas promoções na área de Comunicação
  • Cruze clássico fica mais "esportivão"
  • Começando a pensar em viajar? Veja que carros alugar no Exterior
  • Jetta GLI tem preço salgado, mas é um doce prazer de dirigir
  • Troca-troca: confira os carros que saem e os que chegam
  • Ford anuncia fim da produção de veículos no Brasil
  • Caoa Chery lança versão RXS de seu sedã Arrizo 5 por R$ 84.390
  • Volvo XC40 híbrido economiza combustível, mas não aceleração
  • Confira dez dicas para que o carro não estrague o seu final de ano
  • Renault é 1ª montadora a lançar agendamento pelo WhatsApp
  • Indício de fim de linha, Volkswagen up! chega na versão única Xtreme
  • Uma década atrás, Ford prometia SUV derivado da Ranger
  • Série especial do Audi Q3 chega em janeiro por R$ 255.990
  • Ford cria traje com refletores para promover segurança de ciclistas
  • Andamos no Atron 1635, um dos 12 últimos 'bicudos' da Mercedes-Benz
Mais notícias
publicidade
publicidade

Mais Lidas

  • Começando a pensar em viajar? Veja que carros alugar no Exterior
  • Cruze clássico fica mais "esportivão"
  • Volkswagen do Brasil anuncia duas promoções na área de Comunicação
Leia mais
publicidade
publicidade
publicidade
  • Home
  • Canais
  • Notícias
  • Lançamento
  • Reportagem
  • Opinião
  • Prêmio Carpress
  • Caminhões e ônibus
  • Ela e os Carros
  • Multimídia
  • TV Carpress
  • Galeria de fotos
  • Mais na web
  • YouTube Tele Perez Oficial
  • Especiais
  • Salão de Paris
  • Salão de SP
  • Salão de Detroit
  • Salão de Frankfurt
  • Um mês com...
  • Sobre o Carpress
  • Expediente
  • Media kit
  • Contato
  • Normas de segurança e privacidade
Desenvolvido por ADR Web
© 2006-2021 Carpress® - Todos os direitos reservados
Scroll to Top

É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça a nossa Política de Privacidade.

publicidade

publicidade