Como ainda não realizou a convenção nacional de imprensa, a Fiat não divulgou os preços oficiais, mas estimativas publicadas pela revista “Quatro Rodas” dão conta de que eles seriam, respectivamente, R$ 59 mil, R$ 64 mil, 66 mil e R$ 72 mil.
O que se sabe, por quem já teve contato com o Cronos, é que desde a versão de entrada Drive 1.3 MT, o modelo traz motor Firefly quatro cilindros 1.3 de 109 cv de potência e 14,2 kgfm de torque máximos (ou seja, abastecido com etanol), com câmbio manual de cinco velocidades.
Essa mesma versão já inclui sistema multimídia Uconnect Touch de 7 polegadas, volante com comandos de áudio e telefonia, segunda porta USB, ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, trava elétrica, chave com telecomando, display TFT de alta resolução no painel de instrumentos de 3,5 polegadas, Isofix para cadeirinhas de criança, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, entre outros itens.
A versão Drive 1.3 GSR, que é a com câmbio automatizado, inclui controle por botões no console central e função Sport, que aciona um modo de condução mais esportivo e Auto-Up Shift Abort, que proporciona retomadas mais fortes. Vem ainda com paddle shifts, ou seja, borboletas atrás do volante, pelos quais o motorista pode trocar as marchas manualmente. Também são de série na versão o Start&Stop, Ambient Lights e itens de segurança como o ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade) e o TC (Controle de Tração).
A versão Precision 1.8 manual traz motor 1.8 E.torQ Evo VIS de 139 cv de potência e 19,3 kgfm de torque (também com etanol), associado a um câmbio manual de cinco velocidades. De série há faróis com luz de posição em LED, rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis de neblina, retrovisores elétricos com tilt down e repetidores de seta integrados, vidros elétricos traseiros, banco traseiro bipartido, sensor de estacionamento traseiro, alarme e os sistemas de segurança ESC e TC.
Como opcionais, a versão pode trazer airbags laterais, câmera de ré, display TFT de alta resolução no painel de instrumentos de 7 polegadas, ar-condicionado automático digital, espelho retrovisor interno com sensor de ofuscamento, espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico e puddle lamps, Keyless Entry’N’ Go, sensor de chuva, sensor de luminosidade, bancos em couro, maçanetas e frisos das portas cromados e rodas de liga leve de 17 polegadas.
Top de linha, a versão Precision 1.8 AT6 vem com o mesmo câmbio automático de seis velocidades da picape Toro. Aliás, o Cronos é o primeiro sedã compacto da Fiat a receber esse tipo de transmissão. Inclui paddle shifts atrás do volante para troca sequencial das marchas, controlador de velocidade, Ambient Lights, apoio de braço para o motorista, volante de couro e maçanetas e frisos das portas cromados.
O Cronos chegará ao mercado em oito cores: as sólidas branco Banchisa, preto Vulcano e vermelho Alpine, as metálicas prata Bari, cinza Scandium, preto Vesúvio e vermelho Marsala e a perolizada branco Alaska.
Busca por informações
A estratégia de lançamento do Cronos tem sido ininteligível. No final de novembro, a Fiat realizou uma apresentação fechada com imagens de divulgação, sem grandes detalhes sobre o veículo. No início de janeiro, deslocou um grupo de jornalistas para conhecer o carro, desde que as informações em veículos impressos só começassem a ser divulgadas agora e no dia 6 de fevereiro em on-line.
O Carpress só participou da prévia estática do final de novembro. Portanto está apurando o máximo de informações possível para levar ao leitor, que precisa decidir que carro comprar – se Volkswagen Virtus ou Fiat Cronos.
Por sinal, o Cronos não é um “sedã do Argo”. Ele é mais bonito e sofisticado em relação ao hatch. O Virtus é maior e mais espaçoso. Em porta-malas, o duelo é vencido pelo Cronos no olho mecânico — o Virtus tem 521 litros, contra 525 litros do Cronos.
O evento nacional de lançamento do Cronos, em Córdoba, na Argentina (o Cronos é fabricado lá, enquanto o Virtus é feito na fábrica paulista da Volkswagen em São Bernardo do Campo), estava marcado para o início de fevereiro, mas foi transferido para 20 e 21 de fevereiro.
O Carpress aguarda para trazer ainda mais informações para seu leitor.