Baixe o aplicativo  INTERPRESS MOTOR para seu iPhone / iPad Adicionar aos favoritos Recomende a um amigo Faça deste site sua página inicial
Lançamento
Opinião
Reportagem
Galeria de fotos
Notícias
Blog do Luís Perez
Manutenção
Vídeos
Caminhões e ônibus



Papel de parede
Jogos

Shopping









REPORTAGEM
31/01/2008 - 10h05 Bookmark and Share
AVENTURA
Sentra completa expedição pelas Américas
Jornalista e fotógrafa percorrem 40 mil quilômetros do México ao Paraná
da Redação

Foram 40 mil quilômetros a bordo de um Nissan Sentra. O jornalista Paulo Rollo e a fotógrafa Jeanne Look acabam de chegar de expedição pelas Américas que percorreu 16 países entre Aguascalientes, no México (onde o modelo é fabricado) até São José dos Pinhais (PR), na fábrica brasileira da Nissan. O projeto "Sentra 3 Américas" durou cinco meses e passou por México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Costa Rica, Panamá, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil.

Projeto "Sentra 3 Américas" - foto Jeanne Look
Modelo utilizado foi um Sentra SL equipado com câmbio CVT

"Não tivemos nenhum problema com o veículo, que é muito confiável. Nem sequer uma lâmpada queimada. Só o que ocorreu foram pequenas bolhas nos pneus por uso cruel", contou Paulo Rollo a Interpress Motor. "O que a gente enfrentou como maiores problemas foi a burocracia nas aduanas, sobretudo na América Central. Elas pedem coisas que eles mesmos deveriam cuidar. Isso se repetiu muitas vezes e foi o que mais senti."

Projeto "Sentra 3 Américas" - foto Jeanne Look
Foram percorridos 40 mil quilômetros em 16 países do México ao PR

Ele também elogiou a suavidade da transmissão CVT (sigla para transmissão continuamente variável). "É perfeita a forma como o motor e a transmissão se comunicam. Pela primeira vez conheci um carro em que o automático é mais econômico do que o manual." Chegava a rodar 14 km/l. A média foi de aproximadamente 300 quilômetros rodados por dia e esporadicamente trechos mais longos como no México, quando percorreram mais de 1.400 quilômetros em um só dia. Além de visitar os pontos turísticos de cada país, Rollo tinha o desafio de observar o comportamento do sedã da Nissan numa viagem de longa duração.

As regras incluíam respeitar os limites do automóvel e as leis de trânsito vigentes dos países visitados. "Obviamente o carro foi submetido a situações, temperaturas e combustíveis que não são exatamente idênticos aos encontrados por um consumidor comum. Mas é uma forma de testar o rendimento e durabilidade de um carro em condições extremas", diz Fernando Menezes, gerente de comunicação da Nissan Mercosul.

Projeto "Sentra 3 Américas" - foto Jeanne Look
Maior contratempo, para o jornalista, foi a burocracia das aduanas

"Nosso objetivo também foi o de promover a marca em todos os mercados visitados. Somos uma marca japonesa de presença global, já que efetivamente comercializamos carros em mais de 190 países." Mostra dessa atuação global é a presença de vários veículos da marca praticamente como "personagens" do seriado "Heroes", transmitido no Brasil pela TV Record e pelo Universal Channel.


voltar
Carpress | Shopping | Expediente
© 2006-2014 Carpress - Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio
de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito
Desenvolvido por AD&R Web