Baixe o aplicativo  INTERPRESS MOTOR para seu iPhone / iPad Adicionar aos favoritos Recomende a um amigo Faça deste site sua página inicial
Lançamento
Opinião
Reportagem
Galeria de fotos
Notícias
Blog do Luís Perez
Manutenção
Vídeos
Caminhões e ônibus



Papel de parede
Jogos

Shopping









OPINIÃO
09/07/2008 - 13h35 Bookmark and Share
AO VOLANTE
Novo VW Gol provoca alvoroço pelas ruas
Repórter quase bate após freada brusca de motorista que o viu pelo retrovisor
por THAIS VILLAÇA
Sempre tive uma relação, digamos, afetuosa com o Volkswagen Gol. Era o "carro da firma" que meu pai, engenheiro civil, usava para trabalhar em canteiros de obras desde a minha infância. Por isso cresci com a imagem de robustez do modelo. Foi nesse automóvel que aprendi a dirigir e no qual fiz minhas aulas na auto-escola. Foi ainda o primeiro carro só meu, já que o Kazinho que dirigia antes era dividido com minha mãe.

Por todos esses motivos, não via a hora de experimentar o novo Gol, pois desta vez o modelo estava realmente mudado, não foi apenas uma "maquiagem" como aconteceu com o carro da terceira para a quarta geração. As diferenças não foram só na estética, mas também na parte mecânica (ganhou nova plataforma e motor do Polo).

Volkswagen Gol - foto Luís Perez

Volkswagen Gol - foto Luís Perez
O novo Volkswagen Gol, avaliado na cor vermelho radiante

A primeira boa notícia, algo que os especialistas adoravam criticar, foi que o volante agora não fica mais levemente deslocado para a direita, o que não era muito perceptível para os leigos, mas causava desconforto após muitas horas na direção. Além disso, seu visual totalmente renovado também empolgou.

Sei que beleza é um conceito subjetivo e que alguns leitores podem discordar, mas na minha humilde opinião o carro realmente ficou muito mais bonito. Principalmente a frente, com os faróis alongados seguindo a linha do capô. Parecem olhinhos puxados – nada mais propício no ano do centenário da imigração japonesa...

Já a parte mecânica apresentou altos e baixos. Claro, o carro ainda possui a pegada tradicional do Gol, mesmo com o novo motor (algo evidente para quem, como eu, já dirigiu esse modelo por muito tempo), mas algumas coisinhas desagradaram. A embreagem, por exemplo, ficou muito alta, obrigando o motorista a elevar muito o joelho, causando certo incômodo.

Volkswagen Gol - foto Luís Perez
Design arrojado do novo modelo chama a atenção por onde passa

Entretanto as marchas curtinhas deram mais agilidade ao modelo. Outros aspectos que não fizeram muito sucesso foram os porta-objetos e o porta-luvas, de dimensões bastante reduzidas, e as saídas de ar de gosto um tanto duvidoso. Mas nada que desabone o carro, cujo acabamento interno melhorou sensivelmente.

Só que o mais legal de sair nas ruas com o novo Gol é observar a comoção que ele provoca. Logo no primeiro quarteirão após deixar a garagem de meu prédio, um menininho de seus 12 anos gritou superempolgado ao ver o carro: "É o Novo Gol!".

Pelo caminho vi muitos pescoços torcerem para olhar melhor a novidade – a unidade que dirigi foi um 1.6 Power vermelho radiante (a chamativa cor de lançamento, que só será ofertada sob encomenda). Certa hora, ao mudar de faixa em um viaduto movimentado, quase entro na traseira do carro da frente (um Gol G4, aliás), que freou com tudo ao avistá-lo pelo espelho retrovisor.

Volkswagen Gol - foto Luís Perez
Nova silhueta proporciona uma maior sensação de movimento

Os manobristas de uma loja onde fui, então, se reuniram para discutir o design renovado: "Parece o Polo", disse o primeiro; "Mas a traseira é igualzinha à do Golf"; "As rodas são como as do Passat alemão!"; "Ficou com frente de BMW, né?", afirmou outro. Em um restaurante, no fim de semana, o flanelinha veio observar, na saída: "Está todo mundo de olho no seu carro...". Mas nem sempre o modelo foi unanimidade. "Não gostei da traseira", observou um pedestre. Fato é que o Gol passou longe de despertar indiferença. No supermercado o rapaz que entregava o cartão de estacionamento chamou os colegas para ver o carro passar.

Engraçado também que, mesmo com três mulheres a bordo, os olhares dos marmanjos se prendiam apenas às curvas do Gol. Reações e comentários à parte (uns pertinentes, outros nem tanto), acho que o principal motivo de todo esse alvoroço é porque as pessoas o enxergam como uma possibilidade de compra futura.

Foi diferente do entusiasmo notado quando dirigi o Ford Fusion antes de seu lançamento ou o Audi A3 Sportback, que também são carros que chamam muito a atenção, mas são vistos como sonhos inatingíveis, uma vez que a grande maioria da população não tem condições de adquirir tais modelos. O Gol é um carro mais palpável, ainda mais com as atuais condições de financiamento de automóveis zero-quilômetro. É por essa tremenda empatia com os mortais que ele continua sendo o carro mais vendido do país há 21 anos.

Thais Villaça é jornalista e repórter licenciada de Interpress Motor. Já trabalhou nos cadernos de automóveis dos jornais "Agora São Paulo" e "Diário do Grande ABC", além de ter colaborado com as revistas "Quatro Rodas", "Carga & Transporte" e a Motorpress Brasil Editora. Aprendeu a dirigir em um Gol Geração 2 (o famoso "Bolinha") e teve durante cinco anos um Gol Geração 3.

leia mais LEIA MAIS: Confira a avaliação do novo VW Gol.

leia mais VW transporta novo Gol "embrulhado para presente".

Galeria de fotos Confira mais imagens do novo Gol na galeria de fotos.

leia mais LEIA TAMBÉM: Venda de importados cresce 249% no semestre.

leia mais Mercado de usados cresce 47,5% no semestre.

leia mais Fernando Calmon: Beber e dirigir, questão de razão.

leia mais Multiplexagem é coisa de cinema

leia mais Peugeot 207 brasileiro reforça qualidades do 206

leia mais Citroën C4 Pallas segue de Buenos Aires ao Rio.

leia mais Fábricas argentinas têm de transportar peças de avião.

leia mais Golf ganha motor 2.0 flex e nova versão GT.

leia mais Avaliamos o Kia Picanto.

leia mais Avaliamos a nova Palio Weekend.

leia mais Palio Adventure Locker chega por R$ 53.850.

leia mais Carro mais caro do país tem fila de espera.

Vote Vote na página da enquete.

Galeria de fotos Confira belas imagens de carros na galeria de fotos.

leia mais Sonho de ter um Mercedes Classe C está mais perto.

leia mais Avaliamos a VW Jetta Variant.

leia mais Confira como vai ficar o novo Honda Fit.

leia mais Avaliação do Golf 2.0 Tiptronic.

leia mais Dirigimos o Renault Logan 1.6 8V Hi-Torque. 

leia mais GM anuncia importação do Captiva Sport. 

leia mais Dacia lança picape Logan na Romênia.

leia mais Quer um carrão no seu micro? Clique aqui

leia mais Seja parceiro comercial de Interpress Motor em 2008. Clique aqui e solicite sua proposta.

leia mais Fique por dentro dos últimos lançamentos clicando aqui.

leia mais Compare preços no Shopping Interpress Motor antes de comprar.

leia mais Quer receber o boletim de Interpress Motor? Cadastre-se aqui.


voltar
Carpress | Shopping | Expediente
© 2006-2014 Carpress - Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio
de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito
Desenvolvido por AD&R Web