Shopping Interpress
OPINIÃO
LANÇAMENTO
REPORTAGEM
BUSCA
FALE CONOSCO
BOLETIM
SHOPPING
INTERBLOG
NOTÍCIAS








NOTÍCIAS
Daniel Oliveira vira Santos Dumont em curta-metragem
da Redação

Divulgação

Daqui a dez dias, faz cem anos que foi realizado o primeiro vôo documentado da história mundial, realizado pelo brasileiro Alberto Santos Dumont. O feito ganha agora uma homenagem em formato de curta-metragem: “14 Bis”, exibido inicialmente na Mostra Competitiva do Festival do Rio 2006, tem direção de André Ristum e é protagonizada pelo ator Daniel Oliveira. Em breve será definida a data em que o filme terá sua primeira exibição em São Paulo.

Em 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle de Paris, o mineiro Santos Dumont realizou o primeiro vôo da história. Na frente de centenas de pessoas e com a presença de uma delegação do Aeroclub de France, ele decolou com o primeiro mais pesado que o ar de que se teve notícia. O filme retrata o inventor relembrando seus momentos de glória, os desafios superados na construção do 14-Bis e seu sofrimento ao ver sua invenção sendo usada como arma de destruição na Primeira Guerra Mundial. No filme ele revê os papéis que registram suas glórias e inventos.

O elenco conta ainda com o ator italiano Nicola Siri, Rosanne Mulhonlland (um dos destaques do cinema contemporâneo brasileiro) e ainda marca a estréia de Rico Mansur como ator. O roteiro é de Caio Polesi, direção de fotografia de Hélcio Nagamine, figurinos de Maria Gonzaga, direção de arte de Adriana Faria e montagem de Estevan Santos, produção de LG Tubaldini Jr. Uma produção de Latinamerica Entretenimento e Sombumbo Filmes. 14 Bis tem o patrocínio do Hospital São Luiz.

As locações foram realizadas no interior de São Paulo (Atibaia, Campinas, Santos e São Paulo.), e a produção recriou Paris no século passado, o Campo de Bagatelle, construiu aviões, balão e teve mais de cem figurantes. As filmagens aconteceram em fevereiro deste ano, época de chuva, o maior desafio da equipe. “Chegamos para filmar em Atibaia e caía uma chuva torrencial na região. Pensamos em suspender as filmagens, mas no fim seguimos em frente”, afirma o diretor André Ristum.

Ficha técnica

Curta-metragem: “14 Bis”
Duração: 23 minutos
Formato: 35 milímetros
Direção: André Ristum
Elenco: Daniel Oliveira (Santos Dumont), Nicola Siri (Blériot), Rosanne Mulholland (Lantelme), Rico Mansur (Alain), entre outros.
Patrocínio: Hospital São Luiz

Publicado em 13/10/2006

voltar
© Carpress - Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito
Desenvolvido por ADR Web