Baixe o aplicativo  INTERPRESS MOTOR para seu iPhone / iPad Adicionar aos favoritos Recomende a um amigo Faça deste site sua página inicial
Lançamento
Opinião
Reportagem
Galeria de fotos
Notícias
Blog do Luís Perez
Manutenção
Vídeos
Caminhões e ônibus



Papel de parede
Jogos

Shopping









MANUTENÇÃO
25/04/2012 - 10h20 Bookmark and Share
MOTOR
Filtro de combustível precisa estar sempre em dia
Manutenção preventiva do item evita que os bicos injetores sejam danificados
da Redação
A manutenção preventiva, forma mais econômica de manter o veículo em bom estado de conservação, também garante a melhoria da qualidade do ar e da segurança no trânsito. Uma medida simples é manter em dia os cuidados com o filtro de combustível – que garante mais desempenho e economia.

"Os filtros auxiliam na redução do gasto de combustível e evitam danos ao sistema de injeção eletrônica e em outros componentes do motor, o que sairia ao consumidor bem mais caro", diz Jair Silva, supervisor de serviços da Wix, fabricante de filtros. Usado em todos os motores, o filtro de combustível tem como função reter as partículas de sujeira, tais como pó, ferrugem e resíduos do tanque, evitando danos aos bicos injetores ou obstrução de orifícios calibrados do carburador.

Isso vale para propulsores de combustão interna, sejam os movidos a gasolina, álcool ou diesel com sistema de injeção eletrônica ou carburado. "Eles protegem os bicos de injeção, que são peças muito sensíveis do sistema de alimentação do combustível", afirma.

A troca do filtro deve ser feita no período determinado pelo fabricante, especificado no manual do proprietário, sob risco de ocorrer alguns problemas no veículo. "A ineficiência da filtragem pode ocasionar falhas no motor queima precoce da bomba de combustível, além de desgaste prematuro de outros componentes", alerta o técnico.

Filtros indicados para veículos movidos a gasolina ou álcool dividem-se entre filtros para motores carburados e para motores com injeção eletrônica, construídos de carcaça de nylon ou alumínio.

Já os recomendados para motores diesel são feitos com material especial que impede a passagem de resíduos que podem danificar as peças de injeção do diesel. Alguns contam com sistema de dreno para separar eventual presença de água no sistema. Eles podem ser de lã, de cartucho e do tipo blindado.


voltar
Carpress | Shopping | Expediente
© 2006-2014 Carpress - Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio
de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito
Desenvolvido por AD&R Web