Baixe o aplicativo  INTERPRESS MOTOR para seu iPhone / iPad Adicionar aos favoritos Recomende a um amigo Faça deste site sua página inicial
Lançamento
Opinião
Reportagem
Galeria de fotos
Notícias
Blog do Luís Perez
Manutenção
Vídeos
Caminhões e ônibus



Papel de parede
Jogos

Shopping









MANUTENÇÃO
26/04/2012 - 13h27 Bookmark and Share
FELIZ REGRESSO
E na volta da viagem, o que verificar?
Todo mundo fala sobre o que checar antes de pegar a estrada; mas e no retorno?
da Redação
Neste ano o que não vão faltar são feriados – boa parte deles com pontes. É claro que nessa hora todo mundo pensa na revisão antes de pegar a estrada. Mas também é essencial realizar uma revisão após pegar a estrada. Depois de grandes distâncias trafegadas, desgastes podem afetar o carro. Irregularidades das vias podem prejudicar a condição dos pneus, das rodas e da suspensão do carro.

Por isso, após uma viagem é importante checar o estado dos amortecedores, molas, bandejas e sistema de direção (alinhamento).

Manter o alinhamento em dia é necessário, pois um carro desalinhado perde estabilidade e aumenta o espaço necessário para frenagens, acarretando riscos ao motorista. Realizar um rodízio entre os pneus compensa o desgaste e ainda preserva a durabilidade do produto.

Os freios merecem uma atenção especial, já que são itens imprescindíveis para a segurança do motorista. Pastilhas, sapatas, discos e tambores de freio também devem ser verificados, principalmente pelos motoristas que viajaram pelas serras e enfrentaram subidas e descidas, acionando constantemente o freio, gerando um desgaste maior dessas peças. É preciso estar atento ainda ao nível do fluido de freio, que deve ser substituído a cada dez mil quilômetros rodados ou a cada ano.

Clube Citroën Aircross - foto Divulgação
Você checou tudo antes de pegar a estrada; mas e na volta?

A estrutura do escapamento também deve ser verificada, pois pode sofrer danos ao se chocar com pedras e buracos. Vale averiguar as condições do catalisador, já que danos a essa parte podem ocorrer sem que o motorista perceba. Quebrada, causa o aumento da emissão de poluentes, que além de prejudicar a atmosfera, levam à reprovação na inspeção ambiental.

Além do catalisador, é importante verificar outros sistemas do automóvel que influenciam na exaustão de gases poluentes, como o de ignição, que engloba velas, cabos e bobinas; o de arrefecimento do motor e, por fim, o sistema de alimentação de ar e combustível.

Por fim é preciso checar os itens de segurança como palhetas de limpador de vidros, que podem ressecar e perder a qualidade, e as luzes de freios e faróis, itens de funcionamento obrigatório, que podem queimar sem que o motorista perceba. Uma inspeção de diagnostico após longas viagens é uma atitude preventiva, que reforça o bolso – e a segurança.


voltar
Carpress | Shopping | Expediente
© 2006-2014 Carpress - Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio
de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito
Desenvolvido por AD&R Web