Baixe o aplicativo  INTERPRESS MOTOR para seu iPhone / iPad Adicionar aos favoritos Recomende a um amigo Faça deste site sua página inicial
Lançamento
Opinião
Reportagem
Galeria de fotos
Notícias
Blog do Luís Perez
Manutenção
Vídeos
Caminhões e ônibus



Papel de parede
Jogos

Shopping









MANUTENÇÃO
25/04/2012 - 10h14 Bookmark and Share
CHOCANTE
Sistema elétrico é fonte comum de panes
Saiba como prevenir os problemas mais comuns, que ocorrem em situações críticas
da Redação
Depois dos problemas mecânicos, as panes elétricas são os problemas mais comuns que podem fazer com que seu automóvel o deixe na mão. As ocorrências aumentam no chamado uso severo, como como longos congestionamentos em estradas, por exemplo. Da mesma forma que é importante conferir a pressão dos pneus e o nível de óleo do motor, a inspeção do sistema elétrico deve virar um hábito.

A bateria do veículo tem a função principal de fornecer energia ao motor de partida, ou seja, ligar o carro. Depois de ligado, quem passa a fornecer essa energia para os equipamentos eletrônicos é o alternador. É muito comum, por exemplo, que problemas no alternador descarreguem a bateria.

Sucessivas partidas no motor durante os congestionamentos podem prejudicar a bateria. Ao dar a partida permaneça pelo menos 15 minutos com o veículo ligado. Esse tempo em média é suficiente para que o alternador reponha a carga total que a bateria perdeu ao fornecer energia na partida.

Citroën DS - foto Divulgação
Depois de ligado, alternador alimenta equipamentos como os faróis

Som ligado por muito tempo com o motor desligado pode descarregar a bateria. Evite deixar equipamentos elétricos ligados como som e luz quando o motor estiver desligado. Pisar no freio em marcha lenta sucessivamente exige mais da bateria e pode descarregá-la. Utilize o freio de mão quando estiver em um congestionamento.

Problemas no alternador são as causas da maioria das panes elétricas dos veículos em trânsito. Fique atento quando perceber luzes oscilando ou luz de advertência acesa no painel, mesmo com o motor em funcionamento.

Para uma viagem tranquila e segura, a manutenção preventiva do sistema elétrico é fundamental. Leve seu veículo a um profissional especializado para uma análise dos itens dos sistemas de carga e partida e da bateria.


voltar
Carpress | Shopping | Expediente
© 2006-2014 Carpress - Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio
de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito
Desenvolvido por AD&R Web