Baixe o aplicativo  INTERPRESS MOTOR para seu iPhone / iPad Adicionar aos favoritos Recomende a um amigo Faça deste site sua página inicial
Lançamento
Opinião
Reportagem
Galeria de fotos
Notícias
Blog do Luís Perez
Manutenção
Vídeos
Caminhões e ônibus



Papel de parede
Jogos

Shopping









MANUTENÇÃO
25/04/2012 - 10h12 Bookmark and Share
REBIMBOCA NUNCA MAIS
O que se deve ir à oficina já sabendo
Caso reparos sejam inevitáveis, veja o que pedir ao mecânico em primeiro lugar
da Redação
Sabe o conto da “rebimboca da parafuseta”? Pois bem. Hoje em dia ele está cada vez menos comum, uma vez que muitas informações podem ser encontradas nos canais que as montadoras mantêm com os clientes. Por conta disso, é possível ir à oficina já munido de algumas informações, ou seja, já sabendo o que se quer. Caso você desconfie que seu carro necessita de alguns reparos, saiba quais são os principais pontos a checar.

Uma boa visita à oficina não dispensa uma olhada no desgaste das pastilhas e discos de freios. É bom examinar ainda o alinhamento e balanceamento das rodas – rodas desalinhadas podem provocar desgaste irregular e prematuro dos pneus, exigindo que sejam trocados muito antes do tempo, além de comprometer o comportamento dinâmico do veículo.

Confira também o estado dos amortecedores. Eles são importantes não só para o conforto, mas para a segurança. Lembre-se que, se o carro estiver lotado e com bagagem, eles serão mais sobrecarregados que o normal.

Outro item muito importante são as correias do motor. Peça ao mecânico para, se necessário, substituí-las. A correia dentada, por exemplo, deve ser trocada nos períodos determinados pelo fabricante (sempre consulte o manual do proprietário do veículo). A correia poly-v também é importante, pois aciona as bombas hidráulicas, o ar-condicionado, o alternador e outros agregados do motor.

Manual do C4 Pallas - foto Luís Perez

Manual do C4 Pallas - foto Luís Perez
Faça do manual do proprietário um aliado

Verifique o nível do óleo do motor e, se estiver perto do momento da troca, antecipe-a. Cheque os filtros de ar, óleo e combustível. Ah, não se esqueça do filtro do ar-condicionado. Um filtro de ar sujo pode aumentar o consumo de combustível em até 5%, além de reduzir o desempenho do motor. Por fim, veja também o nível do líquido de arrefecimento do motor.

Para não exceder o limite de carga, consulte o manual do veículo. Levar peso demais força a suspensão, o motor, a transmissão e os freios, além de prejudicar a dirigibilidade.

Mesmo dentro dos limites recomendados, é importante lembrar que um automóvel levando cinco pessoas e bagagem se comporta de forma bem diferente do que no dia a dia na cidade. Uma mudança fundamental é na distância de frenagem: é preciso mais espaço para parar. Portanto, evite andar muito perto do carro à sua frente e reduza a velocidade gradualmente, sempre que for possível. Na chuva, preste ainda mais atenção.

Limites das placas

O carro carregado também tem comportamento diferente nas curvas. Evite sustos e surpresas desagradáveis, reduzindo a velocidade antes de entrar na curva. Às vezes, as velocidades indicadas nas placas nas estradas, próximo às curvas, podem parecer baixas demais, mas não estão lá por acaso. Elas foram calculadas para garantir a segurança e são uma boa referência.

Também é bom lembrar que um carro mais carregado acelera menos. É preciso mais espaço para ultrapassar, principalmente em subidas. Não arrisque. E tome cuidado, também, na hora de entrar numa rodovia movimentada.

Tome cuidado com a acomodação da bagagem. Procure colocar os objetos mais pesados mais para o fundo do porta-malas e, nas peruas e utilitários, não ultrapasse a altura do encosto do banco traseiro. Lembre-se que objetos soltos dentro do carro podem ser arremessados contra os passageiros nas freadas fortes ou em caso de batidas, o que é especialmente perigoso para as crianças.


voltar
Carpress | Shopping | Expediente
© 2006-2014 Carpress - Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio
de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito
Desenvolvido por AD&R Web