Baixe o aplicativo  INTERPRESS MOTOR para seu iPhone / iPad Adicionar aos favoritos Recomende a um amigo Faça deste site sua página inicial
Lançamento
Opinião
Reportagem
Galeria de fotos
Notícias
Blog do Luís Perez
Manutenção
Vídeos
Caminhões e ônibus



Papel de parede
Jogos

Shopping









MANUTENÇÃO
25/04/2012 - 10h18 Bookmark and Share
GRILOS FALANTES
Sintomas de que algo pode estar errado
Um automóvel não quebra de uma hora para a outra; saiba reconhecer sinais
da Redação
Um carro nunca quebra de uma hora para a outra. Se há uma verdade no meio automobilístico, é que não se fazem mais automóveis como antigamente – ainda bem. Os conjuntos estão mais duráveis e feitos para resistir até mesmo a agressões contínuas, o que não significa que se possa abrir mão da manutenção permanente.

Saiba reconhecer os problemas mais comuns no veículo quando eles acontecem. Muitas vezes levá-lo à oficina logo que esse tipo de sintoma aparece pode evitar danos mais sérios (e caros).

1) Ruído estranho
Pode parecer folclore, mas não se deve ficar indiferente a nenhum barulhinho, venha ele do motor ou de rangidos no painel. No primeiro caso, pode ser sintoma de algo que vá virar algo mais grave, como motor fundido. No segundo, alguma peça solta ou desalinhada, causando os famosos "grilos".

Renault Duster - foto Luís Perez
Consumo elevado tem a ver com pneus e maneira de dirigir

2) Consumo elevado
Quando o carro gasta combustível demais, não se deve pensar que "é assim mesmo". Além do estilo de dirigir, ele pode esse tipo de problema em razão de pneus que não têm sido calibrados com a periodicidade ou pressão que deveria ou demora na troca de óleo. Outra hipótese é ter sido abastecido com combustível adulterado.

3) Presença de microrganismos
Quando o carro fica muito tempo parado, passou por enchente ou mesmo foi molhado por água da chuva, pode apresentar um cheiro desagradável, sinal de que pode haver proliferação de fungos e bactérias. O melhor a fazer é higienizar o veículo em uma empresa especializada para livrá-lo da umidade.

4) Dificuldade em ligar
Sobretudo nos dias mais frios, os carros flex abastecidos com álcool podem apresentar dificuldade para dar a partida. Verifique se o tanquinho (como se chama o reservatório de gasolina ou reservatório de partida a frio) está abastecido. Em geral basta completá-lo para que o carro volte a ligar rapidamente.

5) "Engasgos" ao rodar
Um carro que dá trancos quando deveria rodar suavemente pode estar com problemas dos mais simples aos mais graves no motor. Desde sujeira no bico injetor até borra no motor em razão de óleo vencido. O melhor a fazer é passar pela avaliação de um especialista.

6) Pisca com defeito
O pisca-pisca está disparado? Isso pode ser sintoma de um problema elétrico. Não se deve deixar pra lá, pois é um item que envolve segurança (uma manobra sempre deve ser sinalizada com antecedência para o outro motorista). Portanto vá a um auto-elétrico e resolva, aproveitando para checar se todas as luzes (faróis, lanternas e luz de freio) estão funcionando perfeitamente.

7) Turbulência e trepidação
Quando você roda com o vidro aberto sente uma turbulência no ouvido, como se houvesse um incômodo ventilador? Pois isso é sinal de que o carro está com problema de alinhamento nas rodas. Quando você está mais rápido e o volante treme, é sinal de desbalanceamento. Aproveite para alinhar e balancear.


voltar
Carpress | Shopping | Expediente
© 2006-2014 Carpress - Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio
de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito
Desenvolvido por AD&R Web