Baixe o aplicativo  INTERPRESS MOTOR para seu iPhone / iPad Adicionar aos favoritos Recomende a um amigo Faça deste site sua página inicial
Lançamento
Opinião
Reportagem
Galeria de fotos
Notícias
Blog do Luís Perez
Manutenção
Vídeos
Caminhões e ônibus



Papel de parede
Jogos

Shopping









LANÇAMENTO
27/01/2014 - 08h15 Bookmark and Share
COMPACTO
VW up! chega para revolucionar segmento
Modelo que deve começar em R$ 29 mil oferece desempenho, economia e tecnologia
por LUÍS PEREZ
"Este veículo que lançamos agora chega para revolucionar seu segmento." Não são poucas as vezes em que ouvimos essa frase quando um novo carro é apresentado. Em geral, palavras ao vento. No caso do Volkswagen up!, no entanto, é a mais pura verdade. Compacto, oferece bom desempenho, acabamento superior, conforto, tecnologia, segurança e economia, tanto para abastecer quanto para reparar.

O up! (sua grafia oficial é assim, com letras minúsculas e ponto de exclamação) chega em março, já como linha 2015, em seis versões com carroceria de quatro portas (da básica para a top): take up!, move up!, high up!, black up!, red up! e white up!. Com linhas limpas, ausência de grade frontal (o que contribui para seu coeficiente aerodinâmico de 0,36) e design moderno (elaborado pelo brasileiro Marco Antonio Pavone), o up! chama a atenção logo no primeiro olhar.

Um dos exemplos de cuidado que a Volkswagen teve com o up! é que, em sua versão mais básica, a dianteira não exibe um "buraco" onde deveriam estar os faróis de neblina, presentes nas mais sofisticadas. No geral passa a sensação de um carro divertido, moderno. E o é em diversos sentidos.

Seu motor é o mesmo 1.0 Total Flex de três cilindros que equipa o Fox BlueMotion – tem 75 cv com gasolina a 82 cv com etanol – torque (força) de 9,7 kgfm a 10,4 kgfm, respectivamente. É equipado com o sistema E-flex, que dispensa o tanquinho de gasolina. Além de ser o 1.0 mais potente fabricado no país, é o primeiro nessa faixa de cilindrada que dispensa o reservatório de partida a frio.

Volkswagen up! - foto Divulgação

Volkswagen up! - foto Divulgação
up! chega em março em seis versões e carroceria quatro portas

Galeria de fotos Muito mais fotos na galeria.

O segredo do bom desempenho do up! está na relação peso-potência. Inaugurando a nova plataforma PQ12 da Volks, o modelo faz uso de aço de alta resistência, motor leve e compacto, bem como diversas outras estratégias para eliminar peso. Assim, para seu nível de equipamento, o carro é extremamente leve (a partir de 910 kg).

Em relação ao modelo europeu, o up! brasileiro recebeu uma série de mudanças (a começar pelo tamanho, 6,5 centímetros maior), todas com seus devidos motivos. A diferença é que, desta vez, não foram mudanças para torná-lo mais barato (leia-se pior) que seu similar europeu. Isso porque, se na Europa ele é predominantemente um carro urbano, no Brasil terá de ser mais do que isso.

Volkswagen up! - foto Divulgação

Volkswagen up! - foto Divulgação
Modelo brasileiro ficou 6,5 centímetros mais comprido

Entre as mudanças, está a tampa do porta-malas, que combina metal e vidro, solução que melhora as proporções do carro e colabora para reduzir o custo de reparabilidade, portanto o valor do seguro. Para rodar com etanol, o tanque de combustível no modelo brasileiro teve sua capacidade ampliada para de 35 litros para 50 litros. Outra modificação foi feita nas janelas traseiras – no brasileiro os vidros podem ser abertos verticalmente, o que garante melhor ventilação.

Enquanto na Europa o up! tem 221 litros de porta-malas, o do brasileiro oferece 285 (exatamente o mesmo tamanho que o do Gol), com o sistema "s.a.v.e." de ajuste variável, que permite acomodar bagagens de tamanhos variados de forma simples e prática. O porta-malas tem dois níveis.

Na posição superior, quando o banco traseiro é rebatido, a posição do piso de carga superior cria uma superfície de carga quase nivelada, permitindo ainda que sejam colocados pequenos objetos sob o piso nessa posição. O piso de carga na posição inferior é usado se os objetos especialmente grandes e volumosos precisam ser guardados no porta-malas. Bom para separar as compras do supermercado.

Volkswagen up! - foto Divulgação

Volkswagen up! - foto Divulgação
Design chama a atenção ao primeiro olhar

Apesar das dimensões compactas – 3,61 metros de comprimento, 1,65 m de largura (1,91 m incluindo os retrovisores), 1,50 m de altura e 2,42 m de entre-eixos –, o up! é capaz de acomodar (meio apertado, é verdade...) três homens adultos no banco traseiro. Carpress fez o teste durante uma apresentação específica para sites, realizada na última semana.

Foram guardados para o chamado lançamento nacional, que acontece nos dias 4 e 5 de fevereiro (terça e quarta-feira da próxima semana), tanto a oportunidade de dirigir o modelo (algo que as revistas que começam a chegar às bancas já fizeram) quanto os preços exatos de cada versão – segundo a Volkswagen, eles ainda não foram definidos. Mas estima-se que o up! comece custando R$ 29 mil (preço da versão take up!).

Desde essa versão mais básica, o up! vem com freios ABS com EBD, airbag duplo (estes dois últimos obrigatórios), limpador, alerta de uso do cinto, sistema ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência), sistemas Isofix e top-tether de fixação de cadeirinhas infantis, lavador e desembaçador do vigia traseiro, banco do motorista com regulagem de altura, espelho no para-sol do passageiro, cintos traseiros laterais retráteis e palhetas "aerowischer" (têm funcionamento mais silencioso, melhor desempenho e durabilidade) .

De série nas versões high up!, black up!, white up! e red up! e opcional para as take up! e move up!, o Sistema "easy drive" de direção elétrica facilita as manobras e consome energia só quando é solicitado, o que reduz em até 3% o consumo em relação à direção hidráulica.

Volkswagen up! - foto Divulgação

Volkswagen up! - foto Divulgação
Internamente o modelo reproduz modernidade do design externo

Por dentro o up! reproduz o quê de moderno do exterior. À frente o motorista tem o quadro de instrumentos. No centro aparecem o som com rádio, CD player, controles de ar-condicionado e o sistema multimídia maps & more. O quadro de instrumentos consiste em um ou três (a partir da versão move up!) instrumentos analógicos com um visor digital. Nas versões move up! e high up!, o maior dos três instrumentos analógicos circulares é o velocímetro ao centro, com o display multifuncional digital integrado, um opcional. À esquerda do velocímetro está o conta-giros e à direita, o medidor de combustível.

Na versão de entrada take up!, o painel tem cobertura em cor escura. A partir da versão move up!, o modelo passa a vir com acabamento do painel texturizado em cinza claro e há opções de ambientação diferenciada para a seção inferior da peça: cor escura "titan" ou clara "dublin".

A versão de top de linha high up! tem cinco opções de cores para o acabamento do painel, combinando com a cor da carroceria: prata egito, branco cristal, preto ninja, vermelho flash e prata lunar. A seção inferior da peça, assim como na versão move up!, pode ser na cor escura "titan" ou na clara "dublin". As versões black up!, red up! e white up! trazem acabamento do painel na cor da carroceria e a seção inferior na cor escura "titan".

Seu volante tem a base reta (é inspirado no do novo Fusca), com apliques preto brilhante na versão high up!. Nas versões black up!, red up! e white up! há apliques em "chrome effect" com o nome do modelo. Os bancos são "one shape", ou seja, o apoio para a cabeça é integrado ao restante da peça, com regulagem milimétrica de altura, recurso antimergulho e assento mais longo. Os revestimentos dos bancos são diferentes a cada versão, com oferta do revestimento em couro sintético “native” como opcional a partir da versão move up!.

Rodas e pneus variam de acordo com a versão. O take up! tem aros de 13 polegadas com calotas "nice" e pneus 165/80 R13. A versão move up! traz rodas de 14 polegadas com calotas "bristol". Há a opção de rodas de liga leve de aro 14 polegadas, com desenho "amsterdam" e pneus 175/70 R14. Na versão high up!, as rodas são de liga leve de 15 polegadas, com desenho "são paulo" e pneus 185/60 R15. Nas versões black up!, white up! e red up! as rodas, de nome "berlin", são de liga leve, também de 15 polegadas, e trazem detalhes que remetem ao nome da versão

Sistema multimídia

Opcional a partir da versão move up!, o sistema maps & more fica no centro do painel, com uma tela touchscreen que funciona como extensão do rádio e do computador de bordo, oferecendo também conectividade multimídia e GPS, já com mapas brasileiros e antena interna. Seu grande diferencial, que simplesmente não existe nem em veículos bem mais sofisticados, é a possibilidade de parear ao mesmo tempo dois telefones por Bluetooth.

Fabricado em Taubaté (SP), o up! brasileiro tem dez opções de cor para a carroceria – três sólidas (branco cristal, preto ninja e vermelho flash) e seis metálicas (prata sirius, prata egito, prata lunar e cinza quartzo). Há ainda uma especial, a amarelo saturno. O modelo tem três anos de garantia total. Sem confirmação oficial da fábrica, estão programadas ainda, para este ano, versão com duas portas, introdução do câmbio automatizado I-Motion e uma versão aventureira, a cross up!.

Por tudo isso o up! promete sacudir o mercado em que estão Fiat Uno, Chevrolet Celta, Hyundai HB20, Toyota Etios, entre outros modelos. Sem falar que, por trás de sua chegada, está uma marca como a Volkswagen, que produz o Gol, carro mais vendido do país há 27 anos, e tem a maior rede de concessionárias do país, com 650 pontos de venda. É ou não é para balançar os alicerces?

Volkswagen up!
DADOS DO VEÍCULO
Motor 
3 cilindros em linha, flex, 999 cm³
Potência 75 cv com gasolina a 82 cv com etanol a 6.250 rpm
Torque 9,7 kgfm a 10,5 kgfm a 3.000 rpm
Transmissão manual de 5 velocidades
Peso 910 kg a 958 kg
Pneus 165/80 R13, 175/70 R14 e 185/60 R15
Tanque 50 litros
Porta-malas 285 litros
Comprimento/largura/altura/entre-eixos 3,61/1,65/1,50/2,42 (em metros)
Fabricado no Brasil
PREÇOS ESTIMADOS
R$ 29 mil a R$ 45 mil
ACELERAÇÃO DE 0 A 100*
12,6 segundos (gasolina) e 12,4 segundos (etanol)
VELOCIDADE MÁXIMA*
163 km/h (gasolina) e 165 (etanol)
CONSUMO*
Cidade: 13,2 km/l (gasolina) e 9,1 km/l (etanol); estrada: 14,3 km/l (gasolina) e 9,9 km/l (etanol)
DE SÉRIE
ABS, airbag (obrigatórios), limpador, lavador e desembaçador traseiro, banco do motorista com regulagem de altura, espelho no para-sol do passageiro, cintos traseiros laterais retráteis e palhetas “aerowischer” (têm funcionamento mais silencioso)
OPCIONAIS
maps&more, rodas de liga leve, bancos de couro, volante esportivo, direção elétrica, trio elétrico
PRINCIPAIS CONCORRENTES
Fiat Uno, Chevrolet Celta, Ford Fiesta RoCam, Hyundai HB20, Renault Sandero, Toyota Etios
* Fornecido pelo fabricante

leia             mais LEIA TAMBÉM: Hyundai faz mudanças pontuais na linha HB20.

leia             mais 
Saiba que carros serão lançados em 2014.

leia             mais 
Se preferir, veja os lançamentos do ano em ordem cronológica

leia             mais 
Conheça alguns esboços do novo Ford Ka.

leia             mais 
Ka Concept desnuda novo compacto global da Ford.

leia             mais 
Focus vence Civic em duelo de sedãs top.

leia             mais 
Chevrolet Agile ganha retoques para 2014.

leia             mais 
Agile e Sonic ganham série especial Effect

leia             mais 
Novo Camaro desembarca no Brasil por R$ 210 mil.

leia             mais 
Novo Volkswagen Golf parte de R$ 67.990.

leia             mais 
C4 Lounge adota soluções mais convencionais.

leia             mais 
Novo Focus hatch tem motor 1.6 e parte de R$ 60.990

leia             mais 
Focus Sedan tem "preço chamariz" de R$ 69.990

leia             mais 
Volkswagen Kombi, 56, se despede com série especial

leia             mais 
Toyota Etios ganha sofisticação para 2014; assista

leia             mais 
Para Ford, sistema start/stop é inútil no Brasil

leia             mais 
Audi anuncia que vai fabricar A3 Sedan e Q3 no Brasil

leia             mais 
Citroën C4 Lounge chega por R$ 59.990.

leia             mais 
New Fiesta brasileiro está longe de empolgar.

leia             mais 
Testamos com exclusividade o Nissan Altima no Brasil.

leia             mais 
Interpress Motor passa a se chamar Carpress.

leia             mais 
Siga Carpress no Twitter.

leia             mais 
Maioria se informa sobre carros pela internet.

leia             mais Anuncie em Carpress. Peça 
aqui sua proposta.

leia             mais Compare preços no 
Shopping Carpress.

leia             mais Quer receber o boletim Carpress
Cadastre-se



voltar
Carpress | Shopping | Expediente
© 2006-2014 Carpress - Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio
de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito
Desenvolvido por AD&R Web