Baixe o aplicativo  INTERPRESS MOTOR para seu iPhone / iPad Adicionar aos favoritos Recomende a um amigo Faça deste site sua página inicial
Lançamento
Opinião
Reportagem
Galeria de fotos
Notícias
Blog do Luís Perez
Manutenção
Vídeos
Caminhões e ônibus



Papel de parede
Jogos

Shopping









LANÇAMENTO
22/11/2010 - 11h08 Bookmark and Share
AVALIAÇÃO
Peugeot começa venda do crossover 3008
Muito bem equipado, modelo traz motor 1.6 turbo de 156 cavalos
por LUÍS PEREZ, enviado especial a Puerto Iguazú (Argentina)
Um crossover repleto de recursos tecnológicos, mas diferente do senso comum. Marca francesa, motor com conceito "downsizing" desenvolvido em conjunto com uma empresa alemã acostumada a lançar esportivos de altíssimo nível. Assim é o Peugeot 3008, que enfim desembarca no Brasil em lote único de 200 unidades.

Produzido na unidade de Sochaux (leste da França), o 3008 mistura design ousado – é difícil ficar indiferente sobretudo aos formatos de faróis e lanternas – com um quê de robustez. Por dentro consumidores de modelos como C4 Picasso e Grand C4 Picasso, da Citroën, que é do mesmo grupo, vão notar vários componentes em comum.

Peugeot 3008 - foto Divulgação

Peugeot 3008 - foto Divulgação

Peugeot 3008 - foto Divulgação

Peugeot 3008 - foto Divulgação
Não falta ousadia ao design de faróis e lanternas do 3008

Mas o 3008 traz uma inovação, que é o head-up display, uma lâmina translúcida que exibe ao motorista informações sobre velocidade (inclusive as do controlador e limitador) de modo que ele não precise desviar os olhos da estrada. Não quer usar? O dispositivo é retrátil, bastando para tal um toque em botões do painel.

Avaliamos o crossover em situações bastante adversas. Não, nada de terra. Mas uma chuva torrencial que nos pegou no trajeto preparado pela Peugeot entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú, na Argentina. Para garantir a segurança, o modelo vem com ESP (programa eletrônico de estabilidade), REF (repartidor eletrônico de frenagem), AFU (assistência à frenagem de urgência) e ASR (controle de tração), sopa de letras que se junta ao ABS (antitravamento), que não poderia faltar.

O freio de mão do veículo é elétrico. Caso ele pare, o comando elétrico pode ser acionado manualmente. Para libertar manualmente o freio de mão elétrico é preciso pisar no freio. Há ainda a assistência de arranque em rampa, batizada de Hill Assist, que permite manter o veículo parado durante dois segundos, o suficiente para tirar o pé do freio e colocar no acelerador.

Peugeot 3008 - foto Divulgação

Peugeot 3008 - foto Divulgação
Detalhes do head-up display (no alto) e dos mostradores no painel

Auxiliado pela direção elétrica, modelo é estável na dirigibilidade, que tem seu destaque na posição elevada dos ocupantes. Comporta-se muito bem nas tais situações-limite e em curvas. Feito em bloco de alumínio, seu motor é 1.6 Turbo High Pressure, que desenvolve 156 cv (cavalos), construído em cooperação com a BMW.

Surpreende também o torque (força), de 24 kgfm, desenvolvido a apenas 1.400 rpm. Outro dado que chama a atenção é o Cx (coeficiente aerodinâmico), que mede o arrasto do modelo, de 0,296, um dos menores do segmento.

Auxilia na condução segura o Dynamic Rolling Control, que compensa a rolagem do veículo em situações como curvas ou mudanças bruscas de direção por meio de transferência hidráulica entre os amortecedores traseiros direito e esquerdo, a fim de que o movimento seja feito com o veículo o mais paralelo ao piso possível. O resultado é um aumento considerável na estabilidade.

Peugeot 3008 - foto Divulgação

Peugeot 3008 - foto Divulgação
Teto solar da versão top (alto) e comandos do head-up display

Com chegada às lojas nesta semana, o modelo custará a partir de R$ 79.900, preço da versão Allure, que traz ar-condicionado digital de duas zonas, direção elétrica, airbags frontais, laterais e de cortina, freios ABS (antitravamento), controle de estabilidade (ESP), head-up display, sistema de áudio com entradas auxiliares e conexão Bluetooth, computador de bordo, rodas de 17 polegadas, entre outros itens.

Por R$ 7.000 a mais, é possível adquirir a versão Griffe, que traz a mais teto panorâmico de vidro, revestimento interno de couro, bancos dianteiros aquecidos, sensores de farol e chuva e retrovisores externos rebatíveis eletricamente. Com três anos de garantia, o 3008 está disponível nas cores cinza Aluminium, cinza Shark e preto Perla Nera.

Bagagens

Quer o carro para a família? Pois saiba que não faltam porta-objetos e espaço para bagagem. Na parte traseira, por exemplo, duas tampas dão acesso a espaços de 3,8 litros à direita e 3,3 litros à esquerda, sob os pés dos passageiros.

O bagageiro pode ser dividido em três níveis – piso móvel, no fundo, piso alinhado com a tampa aberta, com divisão 25%/75% e o terceiro, de 45%/55%. O volume varia de 512 litros (bancos traseiros normais) a 1.604 litros (rebatidos). No compartimento há ainda uma lâmpada que pode se transformar em uma lanterna, que é recarregada automaticamente.

Campanha e vendas do 3008 começaram neste fim de semana. Agora é esperar para ver se duas centenas de unidades serão suficientes para um mercado ávido por novidades.

O jornalista Luís Perez viajou a convite da Peugeot


voltar
Carpress | Shopping | Expediente
© 2006-2014 Carpress - Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio
de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito
Desenvolvido por AD&R Web